SAÚDE

Conselho de Saúde de Vitória realiza preparação para CNSM

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental está prevista para maio de 2022, em Brasília.

Em 26/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Secom/PMV

Para a secretária de saúde de Vitória, esse encontro é uma importante oportunidade de debater a saúde mental considerando o quanto a pandemia afetou a todos.

O Conselho de Saúde de Vitória promoveu, nos últimos dias 21 e 22, a reunião ampliada que é parte da etapa preparatória municipal para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), prevista para maio de 2022, em Brasília. O encontro ocorreu na Escola Técnica de Saúde (ETSUS).

Durante a reunião, representantes de usuários do serviço de saúde e sociedade civil, trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), gestores e prestadores de serviços da saúde se reuniram para apresentar as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Regional, bem como para escolher os delegados que participarão do encontro.

Na ocasião, Eloisa Alves Cassemiro, que faz tratamento no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (Caps AD) e Maria das Graças Correia, mãe de um paciente do Caps São Pedro, deram depoimentos sobre como os Caps trazem resultados para os usuários e suas famílias.

“Nossa bandeira é defender o SUS e tratamento em liberdade e com dignidade para pacientes com transtornos mentais graves”, afirmou Maria das Graças Loureiro.

“Estar nesta Conferência Municipal representando os pacientes dos Caps de Vitória é uma honra pra mim. Como usuária do serviço eu digo que o Caps dá resultado sim. Foi com a ajuda do Caps que eu saí das ruas, entrei no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e consegui me tornar a mulher que sou hoje”, disse Heloísa.

Para a secretária de saúde de Vitória, esse encontro é uma importante oportunidade de debater a saúde mental considerando o quanto a pandemia afetou a todos.

“Além da própria doença, a pandemia trouxe isolamentos, casos de violência e de desestruturas que afetaram muitas pessoas de diferentes maneiras. Com isso, tanto o SUS como a sociedade precisam agora se adequar, se reestruturar e ressignificar situações”, declarou Thaís.

A reunião também teve como objetivo desenvolver propostas sobre políticas públicas para a área da saúde mental para serem apresentadas na Conferência Regional. As propostas foram desenvolvidas em grupos de trabalho que seguiam os temas: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantir de serviços de Saúde Mental, dentre outros.

Ao final do encontro, no segundo dia da reunião, foram escolhidas cinco propostas dentre as que foram desenvolvidas pelos participantes. Eles também elegeram entre si delegados que participarão da etapa Regional de Conferência de Saúde Mental.

Leia também:

Queiroga: crianças só serão vacinadas com prescrição médica
Variante Ômicron do coronavírus é detectada em 110 países
Contágio por covid dispara no mundo na véspera do Natal
Ministério da Saúde recebe 3,5 milhões de vacinas da Janssen
Consulta pública sobre vacinação de crianças começa amanhã
Vacinar as crianças é fundamental para imunidade coletiva
Gripe do vírus influenza avança no Brasil e já atinge dez Estados
OMS aprova uso de emergência de10ª vacina contra covid-19
Disseminação global da Ômicron leva a novos lockdowns
OMS pede cancelamento de festas de Natal devido Ômicron

TAGS:
VITÓRIA | CONFERÊNCIA | CONSELHO | PREPARAÇÃO | BRASÍLIA