SAÚDE

Variante Ômicron do coronavírus é detectada em 110 países

Variante continua a propagar-se rapidamente, duplicando o número de casos em 2 a 3 dias

Em 24/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados

Outros estudos preliminares em vários países indicam redução da proteção de vacinas, como a AstraZeneca ou a da Pfizer-BioNtech, em relação à Ômicron, embora no caso dessa última uma dose de reforço parece aumentar a sua eficácia.

A variante Ômicron, do coronavírus, já foi detectada em 110 países e continua a propagar-se rapidamente, duplicando o número de casos em dois a três dias, informou hoje (24) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Numa atualização do resumo técnico sobre a Ômicron, a OMS disse que, até quarta-feira (22), a nova cepa tinha sido notificada em 110 países localizados em suas seis regiões.

A organização lembra que a doença continua a propagar-se de forma exponencial. Acrescenta que as taxas de contágio, no entanto, estão baixando na África do Sul, país onde foi inicialmente detectada a nova variante, muito devido ao declínio das taxas de contágio na província de Gauteng, onde se localizam as cidades de Pretória e de Joanesburgo.

Dados procedentes de focos de contágio na África do Sul, no Reino Unido e na Dinamarca indicam menor risco de hospitalização em pacientes que contraíram a Ômicron, em comparação com os que foram infectados com a Delta, afirma a OMS.

A organização observa, no entanto, que a compreensão dessa variante está evoluindo à medida que mais evidências ficam disponíveis, e por isso analisa os dados com prudência.

Outros estudos preliminares em vários países indicam redução da proteção de vacinas, como a AstraZeneca ou a da Pfizer-BioNtech, em relação à Ômicron, embora no caso dessa última uma dose de reforço parece aumentar a sua eficácia.

A covid-19 provocou mais de 5,37 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, notificado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

A nova variante Ômicron, classificada como preocupante pela OMS, foi registrada na África Austral. (RTP)

Leia também:

Contágio por covid dispara no mundo na véspera do Natal
Ministério da Saúde recebe 3,5 milhões de vacinas da Janssen
Consulta pública sobre vacinação de crianças começa amanhã
Vacinar as crianças é fundamental para imunidade coletiva
Gripe do vírus influenza avança no Brasil e já atinge dez Estados
OMS aprova uso de emergência de10ª vacina contra covid-19
Disseminação global da Ômicron leva a novos lockdowns
OMS pede cancelamento de festas de Natal devido Ômicron
3.847 adolescentes de Cariacica estão com vacina em atraso
Bebês prematuros: Causas para o nascimento antes da hora

TAGS:
VACINA | ÔMICRON | CASOS | OMS | VARIANTE