SAÚDE

OMS aprova uso de emergência de10ª vacina contra covid-19

Produto é originário da vacina CovovaxTM, que teve luz verde da OMS em 17 de dezembro.

Em 21/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados

A aprovação do uso de emergência de vacinas possibilita a sua aquisição pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, destinado a prover os países mais pobres de imunizantes contra a covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a utilização de emergência da vacina NuvaxovidTM contra a covid-19, passando a lista a contar agora com dez imunizantes, segundo comunicado divulgado hoje (21).

A vacina, que já tinha sido avaliada e aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla em inglês), foi desenvolvida pelo laboratório norte-americano Novavax e pela Coligação para a Inovação Preventiva contra a Pandemia (CEPI, na sigla em inglês).

O produto é originário da vacina CovovaxTM, que recebeu luz verde da OMS em 17 de dezembro, tratando-se do primeiro imunizante concebido a partir de proteínas que desencadeiam resposta imunizante autorizada.

As duas vacinas - NuvaxovidTM e CovovaxTM - recorrem às mesmas tecnologias, são administradas em duas doses e podem ser conservadas a temperaturas de refrigeração entre 2ºC e 8ºC..

A aprovação do uso de emergência de vacinas possibilita a sua aquisição pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, destinado a prover os países mais pobres de imunizantes contra a covid-19.

O objetivo dessa indicação de "utilização de emergência" é disponibilizar medicamentos, vacinas e diagnósticos tão rapidamente quanto possível, para enfrentar a crise, enquanto se observam as exigências rigorosas de segurança, eficácia e qualidade.

A covid-19 é uma doença respiratória pandêmica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China. (RTP)

Leia também:

Disseminação global da Ômicron leva a novos lockdowns
OMS pede cancelamento de festas de Natal devido Ômicron
3.847 adolescentes de Cariacica estão com vacina em atraso
Bebês prematuros: Causas para o nascimento antes da hora
Vacina com horário especial na véspera de Natal em Cariacica
Bairros com vacinação espontânea essa semana em Vila Velha
Rio de Janeiro confirma primeiro caso da variante Ômicron
Brasil anuncia uma doação de 10 milhões de doses de vacina
Serra divulga o calendário de vacinação sem agendamento
​Estado autoriza o esquema homologo para dose de reforço

TAGS:
VACINA | COVID-19 | OMS | PANDEMIA | USO EMERGENCIAL