CIDADE

100 dias de governo: Saúde e Educação avançam em Vila Velha

Saúde e Educação avançaram em diferentes aspectos com a gestão de Arnaldinho Borgo.

Em 15/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Sim Notícias

Em janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde publicou o Plano Municipal de Imunização, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O plano estabeleceu ações e estratégias do município de Vila Velha para a execução das ações de vacinação contra o coronavírus, abordando as fases Pré-Campanha, Campanha e Pós-Campanha. 

Foram instalados seis painéis de LED, com mensagens educativas, em pontos estratégicos da cidade e instaladas cinco tendas em pontos de grande circulação de pessoas, onde foram realizadas medições de temperatura, distribuição de máscaras, álcool em gel, material informativo e esclarecimentos sobre como se prevenir da melhor forma contra a doença.

Em uma ação conjunta, foram instaladas barreiras sanitárias itinerantes para receber os motoristas que passam por Vila Velha. Servidores da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Municipal, orientaram os ocupantes dos veículos abordados sobre os cuidados para evitar o contágio, além de distribuir álcool em gel e máscaras. Também foi feita uma força-tarefa de fiscalização, formada por equipes da Posturas, Vigilância Sanitária e Disque-Silêncio, com apoio da Guarda Municipal, para ações de orientação e fiscalização a estabelecimentos que estavam em desacordo com as normatizações do Governo do Estado. Cerca de 2.810 denúncias foram apuradas. 

A equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde desenvolveu, no site da PMVV, uma nova ficha de cadastro, que irá permitir aos cidadãos acesso às consultas e exames de maneira mais simples e sem burocracia, além de futuramente poder agendar os serviços de saúde sem precisar se deslocar até as unidades. Mais de 80 mil pessoas já realizaram o cadastro.

Vacinômetro

Para dar celeridade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, foi implantado o agendamento online, sendo definidas Unidades de Saúde e demais locais, como ginásios, escolas e estacionamentos de shoppings, de forma estratégica, para esse serviço.  Para qualificar a assistência ao usuário com mais transparência, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Tecnologia da Informação, disponibilizou na página Central de Informações – Painel Covid – o quantitativo de vacinas administradas. No painel, na aba “Vacinas”, o munícipe pode acompanhar diariamente a atualização das doses aplicadas. A página também disponibiliza o número de testes realizados, o número de casos confirmados e curados, os óbitos, os casos ativos, o percentual de cura e a taxa de letalidade. O município administrou, até a data de hoje (14 de abril de 2021), 83.727 doses da vacina.

Drive-thru

Foi disponibilizado aos munícipes do grupo prioritário receber a dose da vacina contra a Covid-19 pelo sistema drive-thru. A medida da Secretaria Municipal de Saúde é para dar mais conforto e agilidade aos idosos e seus familiares.

Parcerias

A Secretaria de Saúde e a Universidade Vila Velha firmaram uma parceria para dar ainda mais agilidade na Campanha de Imunização contra a Covid-19 na cidade.  Além de disponibilizar espaço para a vacinação do público-alvo, a instituição também colocou, à disposição da Prefeitura, acadêmicos e preceptores dos cursos de Enfermagem e Medicina, para atuarem na Campanha. 

Central de digitação

Para dar ainda mais agilidade no lançamento de dados de pessoas imunizadas no município, a Secretaria de Saúde de Vila Velha, em parceria com a Universidade Vila Velha, criou a Central de Digitação de Vacinação contra a Covid-19.

A Central está localizada na UVV, em uma sala que foi disponibilizada pela universidade. No local, cerca de 25 pessoas, entre profissionais da saúde e alunos de enfermagem e medicina, estão atuando de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h. 

Sábado + saúde 

A fim de ampliar o acesso do cidadão aos atendimentos de saúde de forma organizada e diminuir a demanda reprimida, a Secretaria Municipal de Saúde implementou, nas Unidades de Saúde da cidade, o programa “Sábado + Saúde”, com oferta de consultas, preventivos, exames, atualização do cartão de vacina, troca de receita, aferição de pressão, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), teste de glicemia e atualização do cadastro do usuário. A ação ocorre nas 19 Unidades de Saúde do município, com o atendimento de 7 às 16h. Foram realizados mais de 5.000 atendimentos.

Convocação de profissionais 

Convocação e nomeação de candidatos aprovados no concurso público de Saúde, decorrente do Edital PMVV nº 001/2019, homologado em 02/07/2020. 

Foram convocados médicos pediatras, oftalmologista, médicos de família e comunidade, enfermeiro 30h, enfermeiro 40h, farmacêutico 30h, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, técnico esportivo e terapeuta ocupacional. 

• 68 médicos;
• 32 enfermeiros;
• 13 dentistas;
• 11 farmacêuticos;
• 47 técnicos de enfermagem.

A Secretaria Municipal de Saúde também realizou abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de Médicos, por excepcional interesse público, com vistas à contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades da secretaria, de acordo com a Lei Complementar Municipal nº 035, de 26 de junho de 2015 e demais legislações vigentes.

Foram chamados e contratados no processo seletivo (DT):
• 36 médicos;
• 21 enfermeiros;
• 15 técnicos enfermagem;
• 11 dentistas;
• 18 assistentes administrativos.

Residência Médica

Programa de residência multiprofissional em saúde mental (PRMSM) do ICEP – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e inovação em Saúde (06 profissionais); Programa de residência médica em psiquiatria (02 profissionais); Programa de residência de medicina de família e comunidade da Universidade de Vila Velha (12 profissionais).

Farmácia

A Assistência Farmacêutica conseguiu aumentar o Índice de Abastecimento e fechou o último mês de março com o índice de abastecimento de medicamentos de 96,6%, ou seja, meta maior que a preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 80%. 

Mosquitos

A fim de combater o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vila Velha realizou a ação “Verão sem dengue” nas principais vias do município, nas cinco regiões administrativas e pedágios da Rodosol, com ações educativas como Blitz do Aedes aegypti em semáforos e exposição do ciclo de vida do Aedes aegypti. A equipe da Vigilância Ambiental também realizou ações conjuntas com outras secretarias e setores (VA, VISA, Fiscalização de Posturas e Meio Ambiente, Guarda Municipal e Polícia Civil) em ferros velhos (operação Hefesto) e no carnaval.

"Educação de Vila Velha avançou em diferentes aspectos"

A Educação de Vila Velha avançou em diferentes aspectos da gestão administrativa e pedagógica. Diretores, coordenadores, pedagogos e professores puderam participar de uma série de formações continuadas para o aperfeiçoamento dos saberes. Os resultados fizeram parte do balanço dos 100 primeiros dias, apresentado pelo prefeito Arnaldinho Borgo na quarta-feira (14).

As etapas de trabalho até o momento estiveram alinhadas com: estratégias de diálogo com os diferentes setores, aproximação da gestão escolar e desenvolvimento de estratégias permanentes de formação e de inclusão da sociedade vilavelhense na construção do projeto de educação. 

O retorno às aulas do ano letivo de 2021 aconteceu no mês de fevereiro, no formato remoto para toda a rede. Para esta modalidade de ensino, foi desenvolvida a plataforma municipal “Escola tá ON”, que oferece aos alunos e professores o acesso ao Google Classroom (Google Sala de Aula), às atividades preparadas pelos professores, biblioteca virtual, tutoriais, vídeos sobre Alimentação Escolar e Educação Ambiental. 

O município de Vila Velha conta com 102 escolas. Dessas, 11 escolas estão em reforma, para garantir um ensino e ambiente de qualidade a toda a comunidade. Em breve, mais 16 escolas, já em construção, serão entregues por meio da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Educação. Para atuar nas escolas, professores concursados foram convocados, ofertando um quadro ainda maior de educadores para atender os alunos.

Visando proporcionar um ambiente seguro para toda a comunidade escolar e o enfrentamento à Covid-19, foram adquiridos termômetros para aferir a temperatura, máscaras, álcool em gel e demarcações nos ambientes de sala sinalizando o distanciamento, além de cartazes informativos nas escolas.

Bolsa Aluno

Para fortalecer a rede e fomentar a economia local, foi implantado o projeto “Bolsa Aluno” (Lei 012/2021), do Programa Vila Velha do Futuro, para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo é garantir a permanência dos alunos, auxílio às famílias em meio à crise provocada pela atual pandemia da Covid-19, buscar alternativas no intuito de reduzir a taxa de abandono escolar e reprovação escolar, estimular a participação dos alunos, o desempenho escolar, possibilitar acesso à internet, materiais pedagógicos e alimentação para a realização de atividades, reduzindo assim os índices de vulnerabilidade social e fortalecimento da inclusão digital e social dos alunos da rede municipal de ensino.

Ao todo, 51 mil alunos matriculados na rede municipal serão beneficiados pelo programa Bolsa Aluno, durante três meses, com o valor de R$ 450. Um investimento de 23 milhões da Prefeitura de Vila Velha. 

Segundo levantamento, o acesso à plataforma “Escola Tá ON” apresentou um dado significante: 9.840 acessos. Um aumento de 14,28% no número de acessos de 02/04 a 09/04, uma semana após o anúncio do Bolsa Aluno. Outro número relevante é o acréscimo de 118 novas matrículas, saindo de 51.091 em 31/03 para 51.212 em 08/04.

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu também o projeto “Saúde e Atenção Emocional dos Professores”, visando colaborar com o Plano de Governo do prefeito Arnaldinho Borgo sobre investir na atenção à saúde emocional dos profissionais, com apoio e conteúdos relacionados ao autocuidado, de acordo com a vivência dos professores e as consequências do atual cenário pandêmico. (Com informações da Semcom/PMVV)

TAGS:
EMPREGO   |   PIB   |   ECONOMIA   |  PEQUENOS   |   PRODUÇÃO   |   INDUSTRIA   |   PRÉ-SAL   |   SELIC