TEMAS GERAIS

25ª Feira do Verde será realizada de 10 a 14 de dezembro na Praça do Papa

O tema deste ano vai abordar a essência do evento: Educação Ambiental...

Em 08/12/2014 Referência JCC

Começa na próxima quarta-feira (10), às 17 horas, mais uma edição do maior evento ambiental do Estado, a Feira do Verde, que neste ano comemora 25 anos de realização ininterruptos. O evento que está montado na Praça do Papa funcionará até o domingo (14), das 9 às 21 horas, de quinta-feira a sábado, e no domingo, das 9 às 19 horas.

O tema deste ano vai abordar a essência do evento: "Educação Ambiental: Contribuindo para a construção de Sociedades Sustentáveis". Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, esta feira será um marco pela proposta de vem trabalhando desde a edição passada.

“Em 2013, iniciamos uma reformulação do conceito do evento, buscando que seja eminentemente de educação ambiental, e temos trabalhado junto aos expositores para que se mantenham nessa linha e apresentem ações conforme o tema da feira”, disse o secretário.

Com relação ao tema, Cleber acredita ter sido uma escolha muito feliz da Comissão de Organização da Feira do Verde, que vem se reunindo semanalmente para realizá-la e que inclui servidores de diversas secretarias.

“É pela educação ambiental que vamos levar as pessoas a desenvolverem atitudes para uma sociedade mais sustentável, pois cuidar do planeta é tarefa de todos: governos, instituições e sociedade”.

Estandes

A 25ª Feira do Verde contará com 34 estandes entre instituições públicas, privadas, prefeituras, associações, organizações não governamentais. Também contará com um espaço da Aderes e outro para o Salão do Livro.

Na programação há a premiação do Prêmio Tião Sá, que está na 19ª edição. Os vencedores serão conhecidos na quinta-feira (11), às 19 horas, no auditório do Memorial da Paz, que fica na Praça do Papa, ao lado da Feira do Verde.

Os conselheiros do Comdema também estarão reunidos na 25ª Feira do Verde para a última reunião de 2014. Estão previstas apresentações culturais de escolas e instituições, além de lançamento de livros e revistas sobre o meio ambiente.

Espaço temático

O espaço temático da 25ª Feira do Verde localizado na parte central do evento é um convite à reflexão de novos caminhos para a sustentabilidade. O espaço terá quatro representações de sociedade: urbana, rural, comunidade tradicional e um vilarejo.

O visitante poderá percorrer as quatro sociedades ou quantas quiser, uma vez que suas entradas são independentes. Em cada uma delas haverá monitores que explicarão como estas sociedades podem sobreviver.

A gerente de Educação Ambiental, Andressa Lemos Fernandes, conta que a expectativa é que seja um espaço muito visitado e que todos os participantes queiram conhecer as quatro sociedades. “Queremos que, ao sair de cada espaço, possam refletir sobre a sua ação, o seu papel nas práticas para uma sociedade mais sustentável”.

O visitante da 25ª Feira do Verde pode conhecer um pouco das ações educativas nos estandes e também poder ver e adquirir as famosas orquídeas, cujos produtores estão sempre presentes no evento. Também estarão à disposição do público banheiros, bicicletários que já estão instalados e área de alimentação.

Cápsula do tempo

O que você deseja para Vitória é a mensagem que o visitante do espaço da Prefeitura poderá deixar registrado. A mensagem será guardada em uma cápsula do tempo, que só será aberta daqui a 25 anos.

Neste espaço, também, será possível conhecer um pouco da história dos 25 anos da Feira do Verde, que começou na Praça dos Desejos, foi crescendo e passou para o Parque Pedra da Cebola. Diante do crescimento do número de visitantes, que hoje fica em torno de 200 mil, a feira foi transferida para a Praça do Papa.

Por meio de um sistema virtual, o visitante terá acesso a informações sobre os projetos e atividaes que foram desenvolvidas, na área do meio ambiente, nestes últimos 25 anos.

Fonte:PMV