TEMAS GERAIS

3 ton. de material de campanha eleitoral nas ruas de BH

Santinhos espalhados pelas ruas podem causar inundações, acidentes e incêndios.

Em 06/10/2014 Referência JCC

Mais de três toneladas de material de campanha do primeiro turno das eleições foram recebidas pelas unidades do Corpo de Bombeiros da região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir da solicitação feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Minas para que as peças fossem entregues para a reciclagem. Na manhã desta segunda-feira (6), caminhões do TRE recolherem o material para entregar para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH (Coopemar), credenciada pelo Tribunal para a coleta de material reciclável. 
 
A iniciativa do TRE faz parte da campanha “Sujeira Não É Legal”, que tem como parceiros, além do Corpo de Bombeiros, a Cemig e a Polícia Militar de Minas Gerais. “Tivemos resposta, ainda que parcial, ao nosso apelo para que candidatos entregassem o material e agora vamos dar uma destinação ambientalmente correta para o que recebemos”, afirmou nesta segunda o juiz do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Carlos Henrique Braga, ao visitar o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros na capital e verificar o material entregue pelos candidatos. 
 
Também estava presente o capitação Tiago Miranda, do Corpo de Bombeiros, que lembrou sobre a importância desse trabalho para se evitar inundações, acidentes ou mesmo incêndios, visto que o material de campanha (impressos, cavaletes e placas) é combustível. 
 
O prazo para entrega no Corpo de Bombeiros do material referente ao primeiro turno foi das 18 horas do sábado (4), véspera da eleição, até as 18 horas do domingo (5). 
 
De acordo com o TRE, nessa semana, se algum candidato desejar fazer o descarte ambientalmente correto de material de papel poderá procurar diretamente a Coopemar, localizada à avenida Solferina Rici Pace, 1250, Jatobá IV, em Belo Horizonte. A cooperativa não receberá mais cavaletes devido à dificuldade de separação entre os materiais que compõem essa peça para posterior reciclagem. 
 
No caso do interior, onde também houve a parceria para recolhimento das sobras de campanha nas cidades com unidades do Corpo de Bombeiros, caberá aos cartórios eleitorais dar a destinação ambientalmente correta ao material que tenha sido entregue. Ainda não há um balanço sobre a entrega nas unidades no interior. 
 
Para o final de semana do segundo turno, será avaliada nova parceria com os bombeiros para recebimento dos materiais de campanha.
 
Fonte: Jornal Hoje em Dia