TEMAS GERAIS

38% dos mortos por covid em hospitais não chegaram à UTI

Representa praticamente quatro em cada dez das 73.105 mortes por covid-19 deste ano.

Em 28/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS

Em 2021, os pacientes infectados com covid-19 que morreram em hospitais e não chegaram à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) são 38% do total, mais de 28 mil brasileiros. O número representa praticamente quatro em cada dez das 73.105 mortes por covid deste ano.

Segundo a análise do jornal O Globo, com dados do Sivep-Gripe, sistema usado pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e fevereiro deste ano, quando os sistemas de saúde da região Norte entraram em colapso, a proporção de pacientes que morreram sem chegar à UTI passou de 50%.

Para o cientista da USP de Ribeirão Preto Domingos Alves, o resultado atesta que os sistemas de saúde dos estados já entraram em colapso. Atualmente, os números são maiores no Sul, principalmente no estado de Santa Catarina (53%). Já no Sudeste, o Rio de Janeiro tem 35% e São Paulo 41% de mortes entre pacientes com covid fora da UTI.

O estudo mostra ainda que pelo menos 5.432 pessoas estão aguardando vaga em UTIs para covid em todo o Brasil. Segundo Alves, esse cenário fará com que as médias móveis de mortes aumentem e cheguem aos 5 mil óbitos diários. (IstÉ Dinheiro - Com O Globo e Sivep-Gripe)

TAGS:
PROCON   |   CONSUMIDORES   |   CLIENTES   |   EMPREGOS   | CIDADE   !   FRAUDES