ESPORTE CAPIXABA

5º Enduro da Ferrovia: uma competição intermunicipal.

5ª edição do Enduro da Ferrovia acontece de 19 a 21 de fevereiro.

Em 19/01/2016 Referência JCC

Os amantes de esporte radical terão novidades na 5ª edição do Enduro da Ferrovia, que acontece de 19 a 21 de fevereiro, com ponto de saída em Viana. Neste ano, o Enduro terá um formato diferente, pois será intermunicipal saindo de Viana Sede e percorrendo as trilhas de Biriricas, Domingos Martins, Marechal Floriano até Alfredo Chaves, onde haverá uma confraternização junto à entrega do resultado do primeiro dia de competição. Já no segundo dia, os pilotos terão a largada em Alfredo Chaves, passando por Guarapari e seguem até Viana onde haverá a festa de premiação.

Com uma extensão ampla no trajeto, cerca de 260 quilômetros percorridos em dois dias de prova, os competidores terão algumas paradas. A primeira será na ida em Biriricas e Marechal Floriano, já a segunda será na volta, em Guarapari. A expectativa é a participação de 130 motos e 50 quadricículos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

O Enduro da Ferrovia é supervisionado pela Federação Capixaba de Motociclismo (Fecam), sendo uma das principais provas do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade. Na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, os inscritos se reunirão para receber o material de prova, às 19 horas, na Estação de Viana. O Grid de largada das categorias: Master, Sênior, Júnior, Over 40, Over 50, Duplas, Novato e Regional será sorteado às 22 horas.

O sábado, dia 20 de fevereiro, marcará o primeiro dia do Campeonato Capixaba. A largada acontece às 9 horas, na Praça Gerônimo Leite, em Viana Sede. Os pilotos percorrerão 130 quilômetros passando por trilhas e estradas rurais do interior vianense e de municípios vizinhos até Alfredo Chaves onde pernoitarão. No dia seguinte, eles fazem o percurso seguindo em direção a Guarapari até retornarem a Viana, onde receberão as premiações no Ginásio Germano Lube.

O Enduro visa fomentar o motociclismo off-road (fora de estrada) no município de Viana. De acordo com o presidente do Trail Clube Viana, Thiago Coutinho Casagrande, o Enduro da Ferrovia é duplamente importante para o Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade. “Essa é a única prova, válida apenas para o Campeonato Capixaba, que será em dois dias. É uma prova itinerante entre os municípios de Viana e Alfredo Chaves”, destaca.

Qualidade e diversidade do roteiro são pontos marcantes. Saindo de Viana, região à nível do mar, passando por regiões que chegam a quase 1000 metros de altitude, a prova ainda tem diferentes tipos de climas, trilhas e terrenos no decorrer do percurso. “Nosso esporte está o tempo todo em contato com a natureza, passando por paisagens atravessando rios e matas”, conclui.

O secretário de Esporte de Viana, Laziomar Furlani, aponta que o evento mostra o potencial do município para a prática de esportes radicais. “O enduro contribui para a difusão desse tipo de esporte, em Viana. Além do potencial das trilhas para motocross, o município também conta com ótimos locais para a prática de ciclismo e caminhada”, aponta. O Enduro conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Viana. Para participar, o competidor deverá acessar o site do evento www.proenduro.com.br.

Aventura em Família

Para quem quiser um final de semana de aventura e com a família, há a Expedição Can-am. Os quadricículos sairão de Viana com destino a Alfredo craves, no dia 20 de fevereiro, e retornarão a Viana no dia 21 de fevereiro. O percurso é composto por um comboio de veículos que farão turismo de aventura.

Confira a programação e não fique de fora!

5° Enduro da Ferrovia – Etapa Viana x Alfredo Chaves
 

Sexta-feira (19)
19h – Coquetel de inscrições e entrega do material na Estação de Viana
22h – Sorteio do Grid de largada

Sábado (20)
09h – Largada dos Pilotos na Praça Principal em frente à Prefeitura, em Viana Sede
15h30 - Chegada dos Pilotos a Alfredo Chaves
19h – Divulgação do Resultado do 1º dia de competição

Domingo (21)
8h – Largada dos Pilotos, em Alfredo Chaves
14h30 – Chegada dos Pilotos no Ginásio Germano Lube, em Viana Sede
17h – Divulgação do Resultado do 2º dia de competição
18h – Entrega da Premiação

Fonte: SECOM-VIANA