EDUCAÇÃO

65% dos alunos desistem de cursar o Ensino Superior por motivos financeiros.

Estudo mostra que 34% dos alunos podem pagar menos de 70% do valor integral das mensalidades.

Em 30/06/2016 Referência JCC

O que os universitários brasileiros esperam de uma graduação? O que influencia suas escolhas de carreira e quanto podem investir? É o que o Quero Bolsa, site de comparação que reúne ofertas de mais de 500 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, buscou ao analisar dados sobre o comportamento daqueles que buscaram descontos por meio da plataforma. Para isso, o portal realizou um estudo sobre o mercado de Educação Superior no País e um dos pontos analisados é o perfil do aluno que procura por bolsas de estudo parciais para viabilizar o ingresso na graduação. Entre os dados mais relevantes estão a renda familiar, as expectativas para o futuro e como as questões financeiras têm influenciado no sonho de cursar uma faculdade.

 

Renda familiar x ingresso no Ensino Superior

Dentre os alunos que efetivamente se matricularam com bolsa de estudos conseguida através do site, 57% possuem renda familiar per capita inferior a R$1.320,00 e mais de 80% possuem renda compatível com o ProUni. Ainda assim, 50% dos alunos informaram não terem tentado ingressar no ensino superior através dos programas do governo: Sisu, Fies ou ProUni.

 

Ainda entre os alunos matriculados com bolsa, 52% já tiveram interesse em ingressar no ensino superior em outro momento, mas precisaram adiar os planos e, em 65% desses casos, o motivo foi financeiro.

 

Perfil de consumo do aluno do Quero Bolsa

Com base nos interesses manifestados pelos estudantes ao fazer suas pesquisas no Quero Bolsa, foi traçado um perfil de comportamento com relação à capacidade e preferência de consumo de ensino superior.

Indagados sobre quanto estão dispostos a pagar por seu curso de interesse, 34% dos alunos dizem ter condições de pagar menos de 70% do valor cheio das mensalidades.

 

 

Além disso, cerca de 44% dos alunos dizem que o fator mais importante na escolha da instituição de ensino foi o preço das mensalidades.

 

Planos para o futuro

Dentre os alunos matriculados com bolsa de estudos do Quero Bolsa, 95% afirmam que pretendem cursar uma pós-graduação. Segundo Pedro Balerine, Gerente de Inteligência de Mercado do Quero Bolsa, “o fato de praticamente todos os alunos pretenderem cursar uma pós pode ser um indicativo de que o mercado de trabalho está ficando cada vez mais exigente, forçando os profissionais a buscarem uma complementação na formação acadêmica para atender a essas exigências”, explica Pedro.

 

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é um site de comparação de faculdades onde é possível encontrar informações sobre cursos, instituições de ensino, comparar preços e ainda conseguir bolsas de estudo para mais de 500 faculdades parceiras. O site é administrado pela RedeAlumni, startup especializada em marketing educacional, que oferece ao mercado soluções para que universidades maximizem seus resultados e estudantes encontrem as melhores opções de estudos.

Fonte: NR-7 Comunicação