TEMAS GERAIS

7 escolas desfilam em busca do título do Carnaval de Vitória

Sete agremiações desfilam buscando o título de grande campeã do Carnaval de Vitória 2022

Em 09/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Comissões de frente e baterias guardam a sete chaves surpresas que serão reveladas apenas para público e julgadores, no Sambão do Povo.

Chegou a hora de materializar em fantasias, alegorias e muito samba o trabalho de mais de dois anos das sete agremiações que desfilam buscando o título de grande campeã do Carnaval de Vitória 2022. E a concorrência é forte!

Piedade, com 13 títulos, Jucutuquara e MUG, com sete campeonatos cada, Boa Vista e Novo Império, com seis títulos conquistados, brigam por mais uma estrela em seus pavilhões, enquanto Imperatriz do Forte e Andaraí sonham em soltar o grito de campeã pela primeira vez.

As comunidades prometem fazer bonito e defender os sambas com muita empolgação na passarela. Comissões de frente e baterias guardam a sete chaves surpresas que serão reveladas apenas para público e julgadores, no Sambão do Povo.

Para abrir os desfiles, vem a Coruja! A Unidos de Jucutuquara completou 50 anos de existência no último dia 29 de janeiro e desfila a própria história no Sambão do Povo com o enredo "O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá", assinado pela dupla de carnavalescos Vanderson Cesar e Jorge Mayko.

"É hora de olhar para dentro e se aconchegar nos fios que teceram o destino deste território que abriga a agremiação. E é saudando e pedindo licença a todas e todos que pavimentaram o caminho e fundamentaram os alicerces desta escola que seguiremos", diz o enredo da Coruja.

Em seguida, a verde e rosa do Forte São João vem contando a história dos números. "Em busca do 10" é o enredo da Imperatriz do Forte, elaborado pelo carnavalesco Márcio Puluker. A escola promete uma viagem pela história, passeando por diversas civilizações, como Egito, Roma, Índia e muito mais.

"Nada fazemos em nossas vidas sem a utilização de números. Somos um número desde a hora do nascimento até a hora da morte. E eles, os números, estão sempre presentes neste intervalo da nossa existência", justifica a sinopse do enredo.

Fé e amor

Diretamente de Caratoíra, a Novo Império vem trazendo um verdadeiro arraiá para a avenida. Viva Santo Antônio! O padroeiro de Vitória é o tema do enredo "Santo Antônio, olhai por nós", do carnavalesco Paulo Balbino. A escola, conhecida por sua Orquestra Capixaba de Percussão, vem com um chão forte e promete ser a segunda voz do intérprete Kléber Simpatia.

"A família imperiana, fundada pelos primeiros nordestinos que habitam essa região, um povo acostumado a sofrer o castigo da seca e da fome, se reúne em oração, ao redor da coroa e de seu pavilhão; e clamam ao seu santo padroeiro, Santo Antônio, o santo de tantos milagres, que venha em nosso amparo", escreveu o carnavalesco Paulo Balbino no enredo.

A próxima escola a adentrar a passarela do samba é a águia de Cariacica. A Boa Vista vem cantar "O pássaro de fogo traz a boa nova... É tempo de amar!", enredo assinado pelo carnavalesco Robson Goulart, que retrata a lenda da criação do Mestre Álvaro, na Serra, e do Moxuara, em Cariacica.

"Uma bela história de amor que emoldura de forma lúdica a evolução da cidade berço da agremiação de Itaquari. Em tempos onde a intolerância tornou-se o grande 'mal do século', contar e cantar o amor entre jovens nativos de duas tribos que habitaram as matas capixabas antes da chegada do colonizador é uma missão de transformar a alegria do carnaval em uma bandeira de esperança em dias mais fraternos e menos intolerantes", diz a proposta de desfile da agremiação.

Bonecos, café e a história do bairro

A Mocidade Unida da Glória (MUG), de Vila Velha, leva ao Sambão do Povo o enredo "O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia", do carnavalesco Osvaldo Garcia em parceria com Leonardo Soares.

Para contar essa história cheia de fantasia e um quê de realidade, "a MUG traz uma grande Caravana da Alegria, com nossos amuletos. E são eles que contam sua própria história, como em um espetáculo dividido em atos. Na bagagem, o Leão da Glória traz um verdadeiro relicário, com bonecos, amuletos e imagens de diversos tipos, lugares e significados".

Quer café? A tradicional bebida conduz o enredo da Unidos da Piedade: "Da riqueza do café, sua força e majestade", do carnavalesco Jorge Caribé. A maior campeã do Carnaval de Vitória promete envolver o público em torno de seu samba e buscar por mais um título.

"O legado do café rompeu fronteiras e até hoje rende frutos. O nosso ouro negro que emprega muitas famílias trazendo o sustento do nosso povo. Salve o café! Desta forma, a Unidos da Piedade presta uma justa homenagem aos moradores do morro da Piedade, Fonte Grande, Moscoso e Capixaba, e aos fundadores da escola, assim, essa geração que está à frente, defendendo nossa bandeira", escreveu o carnavalesco.

Encerrando o Carnaval de Vitória 2022, vem a Cobra Venenosa de Santa Martha. A Andaraí traz o enredo "Mulembá", do carnavalesco Alex Santiago, fazendo o resgate histórico e cultural do bairro de Santa Martha.

"Partindo dos contos orais dos povos africanos, sua diáspora transatlântica ao Brasil, chegando ao Espírito Santo, trazendo em suas roupas sementes da árvore sagrada. Estas relações produziram uma gama de complexidades sígnicas, simbólicas, culturais, filosóficas, econômicas tanto na cultura, quanto no território capixaba. Ao cantar a história do próprio bairro, este enredo abre a páginas do livro da vida, reescreve em suas entrelinhas memórias, passadas pela oralidade, dos povos que construíram e constroem o bairro de Santa Martha", descreveu o carnavalesco.

Dia 09 (hoje): Grupo Especial

  • Jucutuquara: "O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá"
  • Imperatriz do Forte: "Em busca do 10"
  • Novo Império: "Santo Antônio, olhai por nós"
  • Boa Vista: "O pássaro de fogo traz a boa nova... É tempo de amar!"
  • MUG: "O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia"
  • Piedade: "Da riqueza do café, sua força e majestade"
  • Andaraí: "Mulembá". (Secom/PMV)

Leia também:

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras
Ferrero fecha fábrica na Bélgica após surto de salmonela
Começa hoje o vencimento do IPVA para os veículos leves
ONU suspende Rússia de Conselho de Direitos Humanos
Aeronáutica proíbe prática de voo livre no Morro do Moreno
IBGE: Brasil reduz subnotificação de nascimentos e mortes
Aluna de Linhares recebe homenagem do Ministério Público
Justiça britânica volta a analisar tragédia de Mariana em MG
São Paulo ganha uma estátua da sambista Madrinha Eunice
Chuvas desalojam famílias e bloqueiam estradas em Ubatuba

TAGS:
ESCOLAS DE SAMBA | CARNAVAL | VITÓRIA | SAMBÃO DO POVO | DESFILES