SAÚDE

8,5 mil alunos participam de projeto de saúde bucal

Ao todo, crianças de 29 CMEIs são atendidas

Em 17/11/2014 Referência JCC

Oito mil e quinhentos alunos da rede municipal de ensino da Serra já foram beneficiados com o projeto “Saúde Bucal Escolar”. Esse projeto que já existe há 12 anos atende atualmente 29 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A equipe é formada por odontopediatras, técnicas e auxiliares em saúde bucal que realizam atividades curativas, educativas e preventivas dentro dessas unidades.

O projeto é realizado por etapas. A primeira delas são palestras para professores, diretores e pais. Posteriormente é feita a distribuição às crianças de kits odontológicos, com escova de dente, creme dental e fio dental. Nesse momento, os profissionais fazem a escovação supervisionada com orientação e exame de necessidade de tratamento odontológico.

O tratamento odontológico é realizado na própria escola, mediante autorização prévia do responsável. O tratamento curativo dentro dos CMEIs é feito com a Técnica de Restauração Traumática (ART), que consiste em limpeza da cárie com instrumentos manuais e restauração definitiva com material a base de flúor. O procedimento é indolor, não utiliza motores e dispensa anestesia.

“Com a utilização dessa técnica a criança oferece menor resistência ao tratamento, pois não existe o ambiente odontológico composto de cadeia, motores, brocas e barulhos”, afirma a Dra. Marisa Galvão.

Ela afirma ainda que outra vantagem é que o ART evita a evolução das cáries e a perda precoce do dente de leite, visto que o material empregado é bacteriostático e ainda libera flúor para a cavidade bucal.

Fonte:PMS