EDUCAÇÃO

9,7 mil estudantes capixabas participam da segunda etapa da OBMEP 2015

Com três horas de duração, a prova da segunda fase terá seis questões dissertativas.

Em 11/09/2015 Referência JCC

Neste sábado (12), 9.757 estudantes de 320 escolas estaduais do Espírito Santo participam da segunda fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova será aplicada às 14h30, para aproximadamente 900 mil alunos em todo o Brasil.
A competição é realizada em duas etapas. A primeira prova foi realizada no dia 2 de junho e a segunda será neste sábado (12). Com três horas de duração, a prova da segunda fase terá seis questões dissertativas, onde os alunos devem expor os cálculos e o raciocínio utilizados para chegar ao resultado. Os estudantes farão as provas em centros de aplicação escolhidos pela coordenação da OBMEP. A prova será realizada em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e será corrigida em duas fases, por professores indicados pela coordenação regional e nacional da OBMEP.

Classificados
A relação dos classificados para a segunda fase está disponível no site www.obmep.org.br, onde podem ser conferidos também os locais da prova.
Os estudantes classificados deverão apresentar-se, no local da prova, portando documento original de identidade (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal). É recomendável que o aluno se apresente com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.
Todos os 17.970.745 estudantes inscritos na OBMEP 2015 participaram da primeira prova, realizada na própria escola, onde o desafio foi resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, foram selecionados cerca de 5% dos alunos, por escola, com melhor pontuação. Com o resultado, ficaram na disputa 888.822 estudantes, de 42.311 escolas de todo o país, que participarão da segunda etapa. A relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro.
Neste ano serão 6.500 alunos premiados, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Além disso, os medalhistas que estiverem matriculados em escolas públicas em 2016 terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). E os medalhistas que estiverem regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas instituições de ensino superior.

OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Seu objetivo é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.
Para incentivar a participação dos alunos, são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A OBMEP também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
A 10ª edição, em 2014, registrou 18,1 milhões de inscrições, a adesão de 46.711 escolas públicas da educação básica estabelecidas em 5.533 municípios, o que representa 99,41% das cidades. Em 2014, as escolas rede estadual do Espírito Santo conquistaram seis medalhas de ouro, oito de prata e 40 de bronze.
Relação de estudantes classificados por município:
http://www.obmep.org.br/classificadosMunicipiosFase2.do?&stateId=ES

Ascom/Sedu