É a hora da liderança

Contar com o apoio de líderes, pares e mentores é a melhor saída, diz Celso Braga..

Em 25/03/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Divulgação

As empresas estão precisando de líderes e colaboradores – juntos – para enfrentar a crise causada pelo COVID-19!

O momento é bastante caótico: home office compulsório, que nem todos sabem como fazer e, mesmo os que sabiam, nunca o fizeram na proporção que está sendo imposta pelo momento.  Além da desorganização, o stress emocional e necessidades de continuidade e/ou adaptação dos trabalhos levam a todos para uma esfera de “desorientação”, de estarmos perdidos e sem respostas. E, de fato, estamos!

Como enfrentar este momento? Como acalmar os espíritos e achar saídas para os dilemas que brotam incessantemente? O que fazer?

Ficar junto!

Contar com o apoio de líderes, pares e mentores é a melhor saída, neste momento.

No nosso comitê de crise interna nós decidimos ligar para um mentor, a fim de nos dar apoio online para construirmos cenários em várias vertentes. Isto não nos acalmou, mas nos deu direção e foco, capacidade de guiar outras pessoas de maneira estruturada. Foi espetacular!

Emocionalmente, nos sustentamos uns nos outros como time e surgiram ações e força. Até um happy hour virtual foi sugerido, a gente se isola socialmente apenas no espaço físico, mas pode se manter junto ao outro no virtual e no coração.

Qual suporte está sendo dado aos seus líderes neste exato momento?

Como seus líderes estão se organizando e dando apoio aos seus colaboradores? Como os aspectos mais humanos estão sendo considerados na busca por resultados? Como estão sendo comunicadas as duras decisões tomadas que levam à sobrevivência dos negócios? Qual a ética adotada para cuidar de seus fornecedores?

Neste cenário nenhuma solução está pronta. Podemos pensar nela juntos, podemos nos movimentar construindo cenários e nos apoiando mesmo virtualmente.

Não dá para não fazer nada.

A perspectiva ainda é de médio prazo para a crise, talvez uns 6 meses pelo menos. Novas formas de lidar com o trabalho, de nos cuidar como pessoas e de usar nosso potencial para dar respostas novas ao desafio presente precisam ser rapidamente desenvolvidas.  Precisamos saber nos manter saudáveis mental, relacional, física e espiritualmente, e – ao mesmo tempo – aproveitar para ampliar nossos conhecimentos.  É esse equilíbrio essencial dos nossos 05 eixos que pode nos permitir viver este momento, agora, com as melhores condições.

Nós, do Grupo Bridge, preparamos mentorias individuais e coletivas 100% virtuais para ajudar as pessoas e as empresas a passarem por este momento da forma mais equilibrada e produtiva possível. Fale com a gente!

Tenho certeza que podemos ajudar a sua empresa, seus colaboradores, e – principalmente – seus líderes, a viver este momento da melhor possível.

Sobre o autor

Celso Braga, é sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. (Por Comunicação Vertical)