MOTOR

A importância da manutenção preventiva no carro

Além de garantir a segurança dos ocupantes, evita-se o nervosismo de ficar na estrada.

Em 18/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: unsplash-logorawpixel - Garagem 360/Reprodução

A manutenção preventiva de carros feita por um mecânico é muito mais completa do que a trivial que a maioria dos motoristas costumam fazer antes de pegar a estrada no feriado. Além de garantir a segurança dos ocupantes, evita-se o nervosismo de ficar parado na estrada e os gastos inesperados com um guincho.

Importância manutenção preventiva

“A manutenção preventiva é fundamental, e muitas vezes pode sair mais em conta que a corretiva”, comenta José Márcio, mecânico da Champion Serra, de Belo Horizonte (MG). “Superaquecimento e correia de motor arrebentada causam grandes transtornos, interrompendo completamente a viagem.”

O mecânico avisa que a manutenção preventiva deve ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem, porque alguns ajustes podem ser necessários. Somente na loja onde trabalha, são 37 itens checados. “Quando se faz o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção, já dá para identificar se há outras coisas com problemas, como o amortecedor, por exemplo.” Ele cita revisão de freios, velas do motor, correia dentada do motor como alguns dos itens que precisam ser checados no carro.

Novas ferramentas

Além da manutenção preventiva feita nas mecânicas, há outras ferramentas que permitem a identificação de falhas nos veículos. O dispositivo Engie, por exemplo, é um gadget que se conecta na entrada OBD2 do carro e analisa mais de 10 mil itens, avisando automaticamente pelo aplicativo se há algum problema. Ele também indica os tipos de reparos necessários.

O dispositivo é compatível com modelos do ano 2002 (para álcool e gasolina) e 2005 (para diesel) em diante.

Garagem 360