CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ABB lança sistema de controle elétrico para minas do futuro

Capacidade sem precedentes para monitorar e controlar os sistemas elétricos.

Em 07/10/2014 Referência JCC

a ABB, o grupo líder em tecnologias de energia e de automação, lançou o novo Sistema 800xA MIDAS Library; uma aplicação que proporciona aos engenheiros que operam minas automatizadas, uma maneira mais eficaz de solucionar rapidamente problemas no sistema elétrico por meio de um ambiente aprimorado de controle e monitoramento de subestação, a partir da sala de controle. Este monitoramento de subestação remoto permite à equipe da planta solucionar problemas com segurança longe da subestação elétrica, reduzindo assim o tempo para diagnóstico de falha elétrica e solução de problemas.

MIDAS significa “sistema de automação de distribuição integrada de mineração”. A biblioteca funciona dentro do Sistema 800xA da ABB, que é uma plataforma para monitoramento e controle de diversos processos industriais automatizados. Tem como base a norma 61850 da Comissão Internacional Eletrotécnica (International Electrotechnical Commission), que cria uma linguagem comum para subestações automatizadas e sistemas de distribuição de energia. Isto significa que as minas tecnologicamente avançadas ao redor do mundo serão capazes de tirar vantagem das capacidades da MIDAS.

A principal característica é fornecer aos técnicos da planta melhores informações sobre o estado de seus sistemas elétricos e permitir que eles controlem remotamente e corrijam tais sistemas. Um operador que está usando a MIDAS Library será capaz de monitorar toda a infraestrutura elétrica de uma mina de uma única estação de trabalho, usando um único pacote de software. Os dados analíticos são apresentados em tempo real usando uma interface gráfica que seja compreensiva e intuitiva.

Isto, por sua vez, criará outros benefícios: por exemplo, a capacidade de diagnosticar falhas sem ir até a planta significa mais segurança para os trabalhadores. E a capacidade de descobrir rapidamente a causa raíz do problema, e assim consertá-la mais rapidamente quando ela ocorrer, reduz a interrupção de trabalho da mina e diminui os custos operacionais de executar suas tarefas. Além disso, o fato de que o processo e a automação da energia podem ser feitos por um sistema em comum reduz os custos do treinamento e de peças de reposição. A combinação de informações permite que os processos sejam aperfeiçoados para usarem o mínimo de energia possível.

A MIDAS Library também torna mais fácil para os engenheiros lidarem com dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs) para proteção e controle do sistema elétrico. Um clique direito do mouse traz um conjunto completo de informações técnicas, incluindo manuais, informações sobre parâmetros do dispositivo e seu papel no sistema mais amplo. E como os IEDs podem ser conectados ao sistema de automação por Ethernet, uma equipe pode controlar subestações em muitos locais diferentes e distantes.

Fonte: Fabricia Morais - ABB