EDUCAÇÃO

Abertos os jogos Escolares de Viana(ES).

O torneio é organizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Semed.

Em 06/09/2016 Referência JCC

Com o Hino Nacional executado pela Banda marcial da Escola Adamastor Furtado, de Universal, foi dada a largada dos Jogos Escolares de Viana (JOESVI), no Ginásio poliesportivo em Viana na Sede, nesta segunda-feira (05). A cerimônia de abertura contou com apresentação da Ginástica Rítmica (GR) da Escola Padre Antunes e de uma partida de futsal ente a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Denizarth Santos e Tancredo de Almeida Neves.

Os jogos envolvem alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades voleibol e futsal. O torneio é organizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Transformar a vida

“O esporte tem o poder de transformar a vida de qualquer um”. É assim que a atleta Adria Fagundes do 8º ano (foto à esquerda), da Escola Orestes Souto Novaes, definiu sua participação nos jogos escolares. “Sempre gostei de participar. E a cada ano nosso time está mais engajado e conquistando novos resultados. Através da competição me tornei mais disciplinada e com mais responsabilidades”, explica Adria que vai jogar na modalidade futsal. 

Já a atleta Nayara Moreira (foto à direita), do 9º ano, também da mesma escola, relata os benefícios já adquiridos com a prática esportiva. “Esse é meu último ano e quero fazer bonito nas competições. Acredito que o esporte vai muito além de ser apenas uma prática esportiva, é uma competição onde fazemos novas amizades, nos divertimos e adquirimos conhecimento e experiência para nossa vida”, avalia a aluna que também vai disputar na modalidade futsal.

O objetivo

O coordenador dos jogos, Israel Martins, explica que a competição de Viana tem por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares. “A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, capacitando para lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social”, argumenta.

Já o professor de Língua Portuguesa Jair de Almeida Silva, que também está ajudando na organização dos jogos, afirma que a competição contribui com o resgate social e que o esporte faz a diferença na vida do aluno. “O esporte tem o poder de promover a inclusão social, fazendo com que ele permaneça na escola e sinta vontade de aprender e não apenas por uma questão de obrigação”, disse o professor.

Também participaram da cerimônia de abertura a secretária de Educação Luzian Belisário, o subsecretário Fabricio Lacerda, a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico Leia Maia, a coordenadora da Educação Infantil Andreia Ferreira e os diretores e alunos das EMEFs participantes dos jogos. Estão na disputa alunos de sete escolas da rede municipal de Viana: Padre Antunes, Denizarth Santos, Tancredo de Almeida Neves, Francisco de Assis Pereira, Constantino José Vieira, Orestes Souto Novaes e Divaneta Lessa Moraes.

Os Jogos

Para ter condição de participação é indispensável que o aluno esteja regularmente matriculado e com frequência comprovada em uma unidade escolar da rede de ensino do município de Viana. Os jogos serão realizados no período de 05 a 16 de setembro e haverá premiação dos atletas participantes.

Os jogos e competições terão início nos horários fixados pela Comissão Organizadora, sendo considerada perdedora, por não comparecimento, a Unidade Escolar que não se apresentar nos locais de jogos e competições nos horários programados, sem justificativa. A Comissão Organizadora definirá a formação dos grupos e a programação dos jogos.

Em caso de empate em alguma partida da fase Final, os critérios para desempate serão determinados pelo Regulamento Técnico da respectiva modalidade. A Comissão Organizadora resolverá os casos omissos.

Fonte: Secom/VIANA