CIDADE

Abrigo Emergencial realiza curso de garçom para acolhidos

Acolhidos do Abrigo Emergencial de Vitória recebem treinamento em curso para garçom.

Em 30/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Rosa Blackman/PMV

O curso tem carga horária de 50 horas e previsão de encerramento no próximo dia 7 de junho. 

Antenado com as exigências do mercado de trabalho na busca por pessoas treinadas, capacitadas e que possuam o domínio das técnicas de servir, o Acolhimento Emergencial Transitório de Vitória para Adultos e Famílias em Situação de Rua, mais conhecido como Abrigo Emergencial, está realizando o curso de garçom para os atendidos. 

De acordo a gerente administrativa da Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead) - órgão que viabilizou o curso em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas) -, Eliane Fagundes, a oferta proporciona aos atendidos uma oportunidade de geração de renda e qualificação profissional.

O curso tem carga horária de 50 horas e previsão de encerramento no próximo dia 7 de junho. 


Foto: Rosa Blackman/PMV

Credibilidade

Para Hélio Gonçalves Oliveira, de 40 anos, esta é uma chance de voltar a atuar no mercado de trabalho formal.

"Com um certificado em mãos, a gente ganha credibilidade, consegue se apresentar melhor e, realmente, concorrer com mais chances a uma vaga de emprego", disse ele.

Hélio contou que já pensa em atuar nos bares e restaurantes da região da Praia do Canto.

"Quando passo nessa região à noite, vejo os bares cheios e me imagino atuando lá. Queria ter uma oportunidade de trabalho nesses estabelecimentos. Se tem muito trabalho, deve ter oportunidade de emprego e de salário. Devo conseguir ganhar o suficiente para meu sustento e até pensar em ter e manter uma família", disse.

Renda 

Para Célio Alves Furtado, frequentar as aulas e dominar o ofício de garçom ampliam as chances de ganhar uma renda. Ele contou que está em situação de rua há cinco meses e, assim que foi acolhido há 13 dias, teve a sorte de entrar no espaço e se inscrever no curso.

"Agarrei a oportunidade. Estou me inspirando no meu cunhado. Ele começou como garçom, mas foi sempre buscando novas oportunidades. Hoje, ele (o cunhado) atua como guarda municipal", disse Célio Alves.

Nova chance

Para os colegas Hermenegildo Rodrigues, Adalto Henrique e Pedro Damião, o curso de garçom também é visto como uma nova chance de voltar a trabalhar. Dedicados, eles comentaram que a parte mais difícil foi a de organização das dobras do guardanapo.

"Exige tranquilidade, técnica e habilidade", comentou Hermenegildo.

Retomada

Segundo o instrutor Vandei Carvalho, o mercado para o profissional da arte de servir é bastante amplo, visto que todos os restaurantes, bares, cerimoniais e cafés necessitam desse profissional para atender os clientes. Segundo ele, com a retomada dos eventos sociais as oportunidades são inúmeras.

"O garçom pode ser contratado para festas sociais, de aniversários, casamentos e corporativas. Geralmente, para esse tipo de serviço, os garçons contratados são terceirizados. Há muitas pessoas que trabalham como garçom apenas nesse tipo de evento e nos finais de semana", destacou Carvalho.

Vínculos

"Nossas equipes atuam no intuito de criar vínculo e conhecer a história de vida das pessoas em situação de rua, apoiar e realizar encaminhamentos que possam auxiliar na superação de situação de rua. A qualificação profissional oportuniza maiores chances de inserção no mundo do trabalho e contar com a parceria da Fead faz muita diferença na vida dos cidadãos que atendemos".destacou a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura de João Neiva promoverá "Campanha do Agasalho"
Prefeitura entrega espaço de lazer e esportivo em Barramares
Maio Amarelo: ação educativa encerra mês sobre o trânsito
Prefeitura da Serra homologa Diretrizes da Educação Especial
Seme convoca professores para atuar nas unidades de ensino
Aluno da Rede Estadual é aprovado em intercâmbio nos EUA
Enem: prazo para pagar a taxa de inscrição acaba nesta sexta
> ‘Dia da Família na Escola’ é realizado em uma escola da Serra
Defesa Civil de Cachoeiro leva orientações para as escolas
Inscrições abertas para projeto de introdução à computação

TAGS:
VITÓRIA | ABRIGO EMERGENCIAL | TREINAMENTO | CURSO | GARÇOM