MEIO AMBIENTE

Ação conscientiza frequentadores em praia de Guarapari

Foram distribuídos kits com sacola ecológica, máscara de proteção facial e álcool em gel.

Em 26/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

O descarte impróprio de lixo é um grande problema que acontece nas praias durante o verão.

Visando conscientizar os frequentadores da Enseada Azul, em Guarapari, foi realizada neste sábado (23),  uma campanha de orientação contra o descarte de lixo na areia das praias. Durante a abordagem, foram distribuídos kits com sacola ecológica, máscara de proteção facial e álcool em gel para os frequentadores do local.

A ação realizada pela Marca Ambiental foi para alertar sobre a importância de preservar o ambiente marinho com adoção de medidas corretas para o descarte de resíduos, além de chamar a atenção para os cuidados contra o coronavírus no verão. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é plástico. 

Descarte impróprio

O descarte impróprio de lixo é um grande problema que acontece nas praias durante o verão. Além dos prejuízos para a biodiversidade marinha, já que o lixo descartado nas praias vai parar no oceano impactando o ecossistema existente, também prejudica as atividades pesqueiras e aumenta os gastos com a limpeza das praias. 

“O ideal é que os frequentadores recolham seus resíduos para destiná-los em locais apropriados, quando não tiver lixeiras próximas. O descarte inadequado compromete o nosso próprio bem-estar pois, além de provocar poluição nesses ambientes, pode trazer problemas de saúde e, sobretudo, para as espécies que habitam nesses ecossistemas. Não podemos esquecer que estamos em um momento delicado, então é preciso de cuidados em todos os aspectos”, dissea gestora de comunicação, Mirela Souto. (Por Bruna Pereira - Resultate)