CIDADE

Ação em Jd. Camburi alerta sobre o fechamento da Estação Bota-Fora

Foram realizadas 100 abordagens, em Jardim Camburi, Vitoria-ES

Em 20/03/2015 Referência JCC

A Ação Cidade Limpa chegou a Jardim Camburi nesta quinta-feira (19). Foram realizadas 100 abordagens, sendo 15 carroceiros, 45 carros e 40 condomínios e comércios.

As equipes prestaram orientação aos comércios e condomínios, durante a manhã, e a todos os carros que estiveram na Rua Boecio Pache de Faria, em Jardim Camburi, onde foi extinta a estação Bota-Fora do bairro.

“Foi realizada a limpeza do local onde ficava a antiga Estação Bota-Fora. Durante a ação, foram abordados 15 carroceiros e 45 carros que queriam descartar entulho no local.

A equipe explicou que é necessária a contratação de uma caixa estacionária, conforme prevê a Lei Municipal 5.086, ou ainda descartar entulhos de até 1m³ na Estação Bota-Fora mais próxima ao bairro, que fica em Goiabeiras”, contou o gerente de fiscalização, Chelston Amorim.

A ação continua nesta sexta-feira (20), com orientação e divulgação na comunidade de que nenhum material pode ser descarregado naquele ponto.

Saldo da Ação Cidade Limpa

O projeto, iniciado no dia 6 de maio, já fez 4.889 abordagens educativas e flagrou 884 episódios de descarte irregular de lixo. Dos flagrantes, já foram aplicadas 37 multas, nos bairros Maria Ortiz, Joana D'arc, República, Santa Lúcia, Jardim da Penha, Praia do Canto, Jardim Camburi, Ilha de Santa Maria, Maruípe, Goiabeiras, Bonfim, Eucalipto e Tabuazeiro.

O foco da ação é informativo e educativo. Entretanto, em caso de flagrante, o cidadão que se recusar a recolher o resíduo depositado irregularmente nas ruas será multado. A multa neste caso é de R$ 271,21. Já em caso de depósito irregular de entulho em via pública, a multa é de R$ 542,42.

Os bairros que já receberam a ação foram: Centro, Parque Moscoso, Vila Rubim, Ilha do Príncipe, Praia do Canto, Praia do Suá, Enseada do Suá, Mata da Praia, Barro Vermelho, Bairro República, Santa Lúcia, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Goiabeiras, Maria Ortiz, Antônio Honório, Jabour, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, Bento Ferreira, São Pedro, Santo Antônio, Santa Tereza, Mario Cypreste, Joana D'arc, São Cristóvão, Maruípe, Jucutuquara, Itararé, Santa Cecília, Bonfim, Eucalipto e Tabuazeiro.

Ações rotineiras da fiscalização

Além do projeto Ação Cidade Limpa, a equipe de fiscalização possui ações rotineiras de vistoria e fiscalização pela cidade. E os cidadãos são orientados quanto ao Código de Limpeza do Município. Quando não há adequação à lei, há multa.

São várias multas como descarte irregular de entulho, terreno sujo, lixo em via pública em local ou em horário incorreto, contentor na calçada fora de horário, lixo hospitalar acondicionado de forma incorreta, entre outras. Só em 2013, foram 1.865 autos de infração. Em 2014, 1.101 autos e, em 2015, até hoje (19) 124 autos.