CIDADE

Ação promocional Feira Livre do Trabalho Infantil tem início em Vila Velha (ES)

A ação segue até o dia 3 de junho deste ano.

Em 11/03/2015 Referência JCC

A ação promocional “Feira Livre do Trabalho Infantil”, que tem como objetivo combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes, já está em Vila Velha. A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (ES), a Prefeitura de Vila Velha, o Tribunal Regional do Trabalho (ES) e o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-ES), e acontecerá em 23 feiras da cidade. A primeira abordagem aconteceu na Feira de Itapuã, no último sábado (07).

A feira recebeu uma equipe de abordagem de rua, além de outros profissionais, que ficaram encarregados de conscientizar a população e os feirantes a respeito do combate à exploração de menores. Para que a ação seja efetiva, o cidadão precisa se sensibilizar e contribuir para combater o trabalho de menores. 
 
A exploração do trabalho de crianças e adolescentes tornou-se cada vez mais recorrente nos centros urbanos, principalmente nas ruas, nos espaços públicos e nas feiras livres. Ao averiguar a situação, a Secretaria de Assistência Social de Vila Velha decidiu dar atenção a esse problema social.
 
De acordo com a assistente social e técnica de Referência, Natália Vilela, a ação foi criada a partir da realidade das feiras livres. “Estamos focando principalmente aquelas localizadas em Paul, Itapuã e Aribiri, onde a quantidade de crianças e adolescentes encontradas trabalhando foi grande”, afirma Natália.
 
Para o procurador do Tribunal Regional do Trabalho, Vitor Borges da Silva, esse é um problema social, já que importa em evasão e baixo rendimento escolar, e moral, pois compromete o término dos estudos e propicia a inserção de um adolescente desqualificado no mercado de trabalho.
 
“Do ponto de vista psíquico, o trabalho infantil compromete o desenvolvimento da criança e do adolescente. Do ponto de vista moral, ao suprimir o direito ao lazer, acarreta um sentimento de baixa autoestima, de exclusão e de revolta”, afirma Vitor.
 
A ação será realizada em todas as 23 feiras livres do município de Vila Velha. A ação segue até o dia 3 de junho deste ano.

Fonte:PMVV