EDUCAÇÃO

Acordo visa fortalecer desenvolvimento científico nos hospitais universitários.

A Ebserh, ligada ao MEC, foi criada para ajudar os hospitais universitários na administração.

Em 16/07/2015 Referência JCC

Um acordo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) pretende a participação dos hospitais universitários federais na produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação no País. O projeto, que foi assinado nesta quinta-feira (16), terá duração de 4 anos e um valor estimado de R$ 5 milhões.

A Ebserh, ligada ao MEC, foi criada para ajudar os hospitais universitários na administração, recomposição da força de trabalho e modernização tecnológica. Fazem parte da Erbserh 30 hospitais universitários que aderiram a empresa. Para aderir, as unidades devem atender a população exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.

O presidente da Ebserh, Newton Lima, destacou a experiência da OEI no tema e as possibilidades de crescimento da Ebserh e dos hospitais na parte de pesquisa. “Queremos atrair competências e intercâmbios específicos com a parceria para saber o que é feito nos países integrantes da OEI e implementar as boas práticas nos nossos hospitais”, comentou.

Newton ainda elencou os principais pontos que devem ser trabalhados no primeiro momento. “A cooperação vai pesquisar e descobrir quais os principais centros internacionais que tem expertise nos temas de administração e gestão hospitalar e pesquisa clínica para podermos avançar cada vez mais, aperfeiçoar e organizar nossas pesquisas e processos”.

O presidente da OEI, Paulo Speller, que já participou de instituições ligadas a hospitais universitários em sua carreira, ressaltou que a organização internacional tem planos grandes para o Brasil e tem grande interesse na atuação da empresa no País. “A Ebserh é uma experiência única que tem chamado atenção de vários países. Além disso, a demanda da empresa está em consonância com nossas atividades e experiências e também traz outras novidades. Esperamos contribuir, conhecer mais e trocar experiências para evoluirmos”, analisou.

Instituição renomada

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional.

Os Estados-Membros de pleno direito e observadores são todos os países ibero-americanos que compõem a comunidade de nações integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala.

Fonte: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)