CIDADE

Água chega suja às torneiras de casas em Linhares, ES.

Saae disse que a água está nos parâmetros do Ministério da Saúde.

Em 02/02/2016 Referência JCC

Os moradores de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, estão recebendo água suja nas torneiras.Em algumas casas, a água chega escura durante a manhã e à tarde fica mais clara. Os moradores reclamam que mesmo com a baixa qualidade da água, a conta continua chegando.

A sujeira nas mãos do aposentado Gilson Souza, no bairro Canivete, saiu da água que chegou às torneiras, nesta segunda-feira (1). "É um negócio estranho que parece uma graxa, um óleo, que a gente esfrega na mão e fica essa borra preta. É isso que está no fundo da nossa água. Essa água armazenada está tudo desse jeito", disse.

O empresário Alécio Teixeira gravou um vídeo mostrando a situação da água durante a manhã. Nas imagens, é possível observar que ela  estava amarelada. Durante a tarde, a água já estava transparente, mas ainda assim saíam partículas sólidas de sujeira.

"Se você monitorar, durante toda a manhã é horrível. A gente reclama e vem uma pessoa dizer que é resíduo de tubulação, é material em suspensão, mas isso não é a realidade. Agora está demais, todos os dias", afirmou Alécio.

Em uma outra casa, a moradora encheu a piscina no domingo (31), e quando reparou, viu que o fundo estava sujo, parecendo lodo.

A dona de casa Elaine Bezerra falou que as roupas saíram sujas da máquina de lavar. "A situação está assim desde o início de dezembro. Começou a aparecer também alguns caroços nos meus filhos e em alguns vizinhos, então a gente acha que isso pode ter acontecido por causa da água. Não é justo a gente consumir uma água assim", contou.

De manhã é amarelada ou marrom e à tarde clareia. "Toda a parte da manhã você pode chegar que vai ver a água dessa cor. Quando chega a parte da tarde, ela limpa um pouco, mas nem sempre é assim", completou Elaine.

Mesmo recebendo a água com baixa qualidade, as contas continuam a chegar. De acordo com o Procon, o consumidor precisa registrar a reclamação junto à prestadora de serviço. "Se não apresentarem a resposta à reclamação, a gente pede que o consumidor procure o Procon para acionar essa empresa para propor um acordo, um abatimento de fatura"

Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares informou que a água distribuída no município está de acordo com o que determina o Ministério da Saúde, mas ao chegar na torneira de alguns bairros da cidade o líquido apresenta coloração.

Uma empresa foi contratada para identificar o que está acontecendo no percurso entre as tubulações e as residências.

Fonte: G1-ES