EDUCAÇÃO

Alunos aprendem a planejar as finanças com a ajuda do teatro

Projeto Arte de Somar leva noções de educação financeira a alunos de todo o ES.

Em 13/06/2019 Referência JCC, Ítalo Bôaventura*

Imagem: Divulgação/Ilustração

Para muitos brasileiros, “dinheiro na mão é vendaval”, como imortalizou Paulinho da Viola, na música Pecado Capital. Os recursos disponíveis nem sempre são suficientes para cobrir as despesas do mês. O resultado são dívidas acumuladas e contas sempre no vermelho. Mas como mudar essa situação? Um dos caminhos passa por um maior controle de gastos, com noções de educação financeira.

Noções que, no Estado, já começam a ser dadas na escola - e com a ajuda do teatro. Por meio do programa “Arte de Somar”, que oferece a estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental a possibilidade de aprender a administrar de forma eficiente seus gastos e os da família.

Educação financeira

“Boa parte da população acha que consegue controlar as próprias finanças. Mas acaba errando nas contas e assumindo algumas dívidas. Somente a educação financeira pode combater o descontrole nas contas e garantir que as pessoas tenham dinheiro para realizar seus projetos pessoais”, observa a superintendente Sandra Helena Kwak..

Daí vem a importância de preparar as futuras gerações para conseguir cuidar bem do próprio dinheiro.

“As pessoas precisam ser educadas desde a infância sobre o valor do dinheiro e a necessidade da disciplina diária para que as metas se tornem conquistas. O projeto Arte de Somar é uma semente sendo plantada nos adolescentes, para que o consumo consciente seja praticado e, assim, a vida das famílias melhore”, afirma Sandra.

Etapas

O programa de educação financeira é dividido em quatro etapas. Na primeira, o Projeto e apresentado para as crianças e jovens das escolas, na segunda etapa  realizam um curso on-line sobre finanças no site do Banco Central.

Já na terceira etapa, os estudantes participam de uma oficina de teatro de bonecos, onde ensaiam uma peça sobre a gestão financeira eficiente. Por último, fazem uma apresentação utilizando o teatro de bonecos para os colegas de outras turmas e para as familias. Na história, é feita uma analogia entre finanças e meio ambiente, por meio de uma abordagem didática e uma linguagem divertida. A intenção é fazer com que as crianças e os adolescentes, compreendam a importância do controle do dinheiro e dos gastos.

A expectativa é de que, neste ano, até 4 mil alunos participem das atividades nas três fases do Projeto Arte de Somar. O programa já passou por Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Linhares e Piúma. As próximas apresentações serão em Guarapari, Muniz Freire, Boa Esperança e São Mateus.

Próximas apresentações

Guarapari

Escola: Ignez Massad Cola

Quando: 19 de junho

Horário: 13 às 17 horas

 Muniz Freire

Escola Viva

Quando: 24 a 28 de junho

Horário: 9 horas e 14 horas

 Boa Esperança

Escola: Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves

Quando: 26 de junho

Horário: manhã e tarde

São Mateus

Escola: Master

Quando: 27 de junho

Horário: 10 horas

*Com informações da Vera Caser Comunicação

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS