EDUCAÇÃO

Alunos aprendem sobre coleta seletiva em escola de Viana (ES).

São distribuídos folders educativos sobre como realizar a separação do lixo.

Em 12/08/2016 Referência JCC

Envolver desde cedo os estudantes no processo de mobilização e entender a importância da coleta seletiva no ambiente escolar. É com essa perspectiva que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Viana tem feito desde o ano passado a sensibilização quanto à responsabilidade individual sobre a coleta seletiva nas unidades de ensino do município. Quatro unidades escolares já participam do projeto, que tem contribuído com a geração de renda da Associação de Catadores do município, que coletam esse material nas unidades participantes do projeto.

Nesta semana duas escolas participaram da capacitação realizada em parceria com a Associação de Catadores do município que tiram um tempinho do seu dia para ir até as escolas promover a conscientização, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.  Na quinta (11) participaram alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ulisses dos Santos Filho, de Morada de Bethânia. Já na sexta-feira (12), os alunos da EMEF Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde, também participaram da ação.

O trabalho

O trabalho de conscientização já é realizado nas escolas: Professora Biluca (Centro de Viana), Tancredo de Almeida Neves (Nova Bethânia), João Paulo Sobrinho (Areinha) e na escola Estadual Ewerton Montenegro Guimarães, em Nova Bethânia. As escolas possuem coletores para que as crianças possam realizar a separação do lixo. Todo o material arrecadado é doado para a Associação de Catadores do município que fica localizada em Vila Bethânia. São arrecadados papelão e garrafas pet, entre outros materiais.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental de Viana, Cintia Cândido Matias Laures, a meta é levar o projeto para nove unidades escolares até o final do ano. “Queremos atingir o máximo de crianças com esse trabalho. Ainda neste mês de agosto será feita uma capacitação com os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemia dessa região”, disse Cintia.

As nove escolas

As nove escolas que também serão implantadas a coleta seletiva são: EMEF Ulisses dos Santos Filho (Morada de Bethânia); EMEF Divaneta Lessa de Moraes (Campo Verde); CMEI Lydia Eliete de Souza (Campo Verde); CMEI Lienir Tosta das Neves (Morada de Bethânia); CME Santa Clara (Vila Bethânia); CMEI Adélia de Oliveira Silva; CMEI Manoel Evêncio de Oliveira (Nova Bethânia); EMEF Euzélia Lyrio (Areinha) e EMEF Gislene Silva Queiroz (Caxias do Sul).

A sensibilização já vem sido desenvolvida desde o ano passado, principalmente na região dos bairros que compõe a Grande Bethânia: Vila Bethânia, Nova Bethânia e Morada de Bethânia. “Primeiro estamos realizando esse projeto de conscientização das escolas que estão mais próximas à Associação de Catadores. Mas a ideia é expandir futuramente para as demais”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Henrique Casamata, vê o projeto de sensibilização como uma oportunidade de negócio. “Além de fomentar o sistema de gestão dos resíduos sólidos no município, é uma forma de incentivar o empreendedorismo, transformando o lixo selecionado em uma alternativa de renda”, afirma Casamata.

Capacitação

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Associação de Catadores vão até as salas de aula conversar com os alunos sobre a importância da coleta seletiva. Lá são distribuídos folders educativos sobre como realizar a separação do lixo seco e úmido, bem como, o esclarecimento do destino desse material. “Explicamos a eles que muitas famílias vivem do trabalho da coleta seletiva e que todo o material recolhido pode ajudar muitas famílias a sobreviver”, afirma a diretora Cintia.

Durante a capacitação são passadas informações de como realizar a doação, que também pode ser feita no galpão da Associação de Catadores, em Vila Bethânia.  

Secom/Viana