CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Alunos apresentam bateria invisível em feira na Serra (ES)

A Feira de Conhecimento fica aberta das 14h às 21h, em Manguinhos.

Em 08/10/2014 Referência JCC

Alunos de uma faculdade de engenharia na Serra, município da Grande Vitória, criaram uma bateria "invisível", que é um dos destaques de uma feira que está expondo esse e outros projetos, até a noite desta quarta-feira (8), na localidade de Manguinhos, com entrada gratuita. A Feira de Conhecimento fica aberta das 14h às 21h.

De acordo com os jovens, o instrumento é comandado por meio de sensores que ficam no chão e em um sapato adaptado, que fazem com que as baquetas produzam som quando movimentadas no ar. "Na ponta das duas baquetas também têm sensores, são dois acelerômetros. Quando a pessoa emite um sinal com a mão, usando as baquetas, manda o sinal para uma placa, que manda para um computador, que vai interpretar e gerar o som", disse o estudante Breno Dela Costa.

 

Além da bateria, outros destaques do evento são a impressora 3D, o tapete musical, o barco sem remo, entre outros. "A parte de programação do tapete musical foi mais trabalhosa que a própria parte mecânica do projeto, pois usamos papelão", contou a estudante Inglid Dutra.

Outra novidade apresentada é um aplicativo que permite resolver questões da área de Exatas através da análise de fotos das questões. "Apenas com um celular, eu posso focar nessa imagem usando o aplicativo e o resultado aparece no aparelho, todo explicado, para o aluno entender como a questão foi resolvida. É claro que esse resultado nunca vai ser liberado antes da prova", disse o professor Victor Rosetti.

Além de incentivar estudantes e praticar o que aprenderam na teoria, a Feira de Conhecimento também é uma oportunidade para quem tem dúvidas de que carreira seguir. "Tirar dúvidas nessa fase de escolhas da carreira profissional é uma coisa importante, pois percebemos que a mostra é uma grande fonte de informação para os alunos", falou o coordenador de graduação da faculdade, Roger Freitas.

Fonte: G1-Espírito Santo