CULTURA

Alunos de artes da Ufes restauram obras de pintor italiano para igreja.

Quatro murais serão recolocados em paróquia de Jardim da Penha.

Em 29/04/2015 Referência JCC

Quatro pinturas murais do pintor italiano Alberto Boganni estão sendo restauradas por alunos do  Núcleo de Conservação e Restauração (NCR) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As obras começaram a ser restauradas em março e tem previsão para terminar no mês de junho.  A equipe é formada por uma instrutora e 13 estagiários do curso de Artes da Ufes.

As pinturas estavam na Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, Vitória, que passa por uma reforma desde 2012. Para serem recolocadas no espaço, as pinturas datadas de 1999 precisaram passar por uma restauração.

O trabalho de retirada dos painéis, que medem cerca de dois metros de altura por três metros de comprimento, foi realizado em 2012 por uma empresa de engenharia, o que evitou a destruição das obras.

Apesar disso, elas apresentaram problemas estéticos e estruturais, por causa do envelhecimento natural e da remoção de seu local de origem.

“Após a conclusão do trabalho de restauração, será colocada uma placa de acrílico em cada painel para proteger as pinturas até mesmo da ação de vândalos”, explicou o professor Attilio Colnago, que coordena a equipe responsável pelo trabalho.

Esta é primeira vez que os painéis são restaurados desde que foram criados. Cada painel retrata uma fase da vida de São Francisco de Assis.

Fonte: G1-Espírito Santo