EDUCAÇÃO

Alunos de Escola de Vitória escrevem livro trilíngue

Evento marcou o lançamento do livro trilíngue elaborado por alunos da rede municipal.

Em 23/07/2019 Referência JCC, Renata Moreira e Leo Vais

Foto: Divulgação Seme - PMV

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, em São José, esteve em festa para o lançamento do primeiro livro trilíngue escrito por alunos da Educação Especial da rede municipal. O livro “Caos in Lilla” traz a versão em Português, Inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O trabalho em sala de aula foi orientado pela professora de Educação Especial Iza Conceição Bassetti de Abreu.

Tudo começou por meio do Projeto de Enriquecimento e Altas Habilidades/ Superdotações da Educação Especial de Vitória, em que os estudantes Gustavo José Alves Lopes, Pedro Eduardo Rabelo dos Santos e Adryan Lucas Fonseca Aripini iniciaram um projeto de pesquisa sobre a vida inteligente fora da Terra.

Durante o processo, os estudantes visitaram o Planetário de Vitória e mergulharam em várias atividades que deram vida ao livro. A obra contou com enredo e ilustrações dos próprios estudantes.

Gratificante

"O processo da escrita foi complexo e tivemos que revê-lo várias vezes e adaptá-lo, sempre para melhor. Acho que o livro servirá como formação cidadã para alunos e até adultos. Creio que o trabalho tenha valido cada minuto, pois a culminância foi gratificante. A ideia veio das eleições mesclada com nossa curiosidade de saber. Associamos vida fora da Terra com fake news, que ainda é um assunto muito falado e discutido", disse o estudante Pedro Eduardo Rabelo dos Santos.

Encanto

"O resultado ficou incrível, vai ajudar outros alunos da rede. Estou encantada pelo trabalho desses estudantes. Tudo foi feito por eles, foi um trabalho de muita dedicação entre os alunos e mestres envolvidos. Isso é mais um exemplo da qualidade da Educação de Vitória", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

"'Caos in Lilla' é a culminância de um processo de trabalho dos estudantes. No projeto, buscamos aprofundar as diferentes competências e habilidades a partir de seus interesses. Penso que foi muito importante também acreditar no potencial dos alunos envolvidos. Focamos desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança, as pesquisas e reflexões acerca do mundo para produzir novos aprendizados", explicou a professora Iza Conceição Bassetti de Abreu.

Ficha Técnica

Autores: Gustavo José Alves Lopes e Pedro Eduardo Rabelo dos Santos

Elenco: Aline Pereira Bispo, Ana Karollyna de Amorim de Souza, Nicole Augusto de Carvalho, Alana Maria Oliveira Barcelos, Jamile Helmer de Souza, Arthur de Souza Rangel, Marcos Vinicius Silva Nascimento, Géssika Alcantara Rezende.

Ilustração: Adryan Lucas Fonseca Arpini Equipe de Tradução: Aline Pereira Bispo, Roni Antônio de Carvalho e Victor Rosário Pereira Professora: Iza Conceição Bassetti de Abreu

Apoio: Laboratório de Tradução da UFES

Edição: Jessica Roberts

Para acessar o livro

Versão mobile http://m.vitoria.es.gov.br/publicacoes.php

Versão computador: www.vitoria.es.gov.br/publicacoes.php

MAIS NOTÍCIAS

Bibiloteca Municipal leva projeto Viagem pela Literatura para o bairro Comdusa

A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza, no próximo dia 27 (sábado), no Espaço Cultural do Movimento Comunitário de Comdusa, uma série de atividades dentro do projeto Viagem pela Literatura.

O público vai poder conferir, a partir das 14h30, as ações "Encontro com o Escritor" e "Contação de Histórias", com Marta Samor.

Na sequência, acontece a atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, com a peça "A Cigarra e a Formiga", com o Grupo de Teatro Campaneli.

Escritora

Marta Samor é escritora e contadora de histórias. Entre os seus livros publicados, estão “Dois Grandes Amigos" (2000); "Azabum, Mágico ou Palhaço" (2006); "Quilie os Números" (2009); "As Três Bruxinhas" (2015), pela Lei Rubem Braga; e "Joãozinho, o marinheiro azul" (2007), pela Lei Chico Prego (2009).

Escritora Marta Samor vai contar várias histórias para o públicoFoto: Divulgação Semc - PMV

Entre as histórias que serão contadas no evento, destacam-se a autoral "As Três Bruxinhas"; "Rodrigo Porco Espinho", de Fanny Joly; e “Era uma vez...”, de Cacau Vilardo.

Teatro

A peça teatral "A Cigarra e a Formiga" é baseada em uma fábula de Esopo que mais tarde foi recontada e transformada no clássico do autor francês Jean de La Fontaine. A adaptação do clássico conta a história da Formiga, que só pensava em trabalhar, e da Cigarra, que passava o dia inteiro cantarolando.

O espetáculo faz parte da atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", que tem o objetivo de aproximar o público, por meio de peças teatrais, do mundo da literatura.

Viagem pela Literatura

O projeto Viagem pela Literatura é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, tendo como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

Serviço

Viagem pela Literatura 
Quando: 27 de julho, sábado, a aprtir das 14h30
Onde: Espaço Cultural do Movimento Comunitário do bairro Comdusa (ao lado da Quadra de Esportes)
Aberto ao público

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL