MEIO AMBIENTE

Alunos de Serra criam máquina que economiza 100L de água por dia

O diretor também conta que a produção da horta.

Em 18/12/2017 Referência JCC - Secom PMS (Foto:PixaBay)

Cem litros de água. Esse é o volume desperdiçado nos bebedouros da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Herbert de Souza todos os dias. E, para reverter essa situação, quase que imperceptível aos olhos, professores e alunos se juntaram para dar início ao “Projeto Verde”, que reaproveita água dos bebedouros para abastecer o sistema de irrigação da horta escolar.

O projeto consiste no recolhimento de água de dois bebedouros da escola e na construção e manutenção de uma bomba de elevação, que é utilizada no processo de irrigação por gotejamento da horta.

O professor de ciências da natureza, Victor Hugo Colombi, explica que além de cuidar do meio ambiente o projeto teve como objetivo abordar vários assuntos relacionados às disciplinas de Ciências (interações ecológicas, gravidade, força, peso), Geografia (tipos de solo, tratamentos do solo para cultivo), História (a história do cultivo no Brasil) e Matemática (cálculo de área, volume). “A maior parte dos alunos são da zona rural do município e, por isso, decidimos desenvolver um projeto que trouxesse a realidade deles para o ambiente escolar”, contou Colombi.

Nos últimos anos, o país, incluindo o Espírito Santo, vive um cenário de estiagem prolongada, levando a longos períodos de seca. Diante disso, o diretor da instituição, Vagner de Oliveira Cruz, afirma que a ação deixou os alunos mais conscientes, levando para a vida aprendizados multidisciplinares, ampliando a necessidade de despertar, cada vez mais, uma mudança de postura, principalmente, com relação ao uso consciente dos recursos naturais, uma vez que são finitos.

O diretor também conta que a produção da horta está sendo tão boa que os alunos estão levando para casa o que colhem e os temperos são usados, também, na merenda escolar.

Projeto premiado

O projeto foi contemplado no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017, na categoria Cientista Jovem II (alunos do 8º e 9º ano). A empresa entregou R$ 4 mil, distribuídos entre os professores envolvidos na atividade, além de oferecer um passeio para todos os alunos participantes do projeto para a Estância Vale do Moxuara.

Saiba mais:
Inovação: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Herbert de Souza.
Economia: Por dia dois galões de 50 litros de água são cheios com a água desperdiçada nos bebedouros.
Expansão: A escola pretende recolher no próximo ano (2018) água da chuva e de outros bebedouros da escola.
Participação: apesar do projeto ser desenvolvido, principalmente, pelos alunos do 8º e 9º ano todos os 600 alunos da escola se envolvem com a horta.