EDUCAÇÃO

Alunos de Viana participam pela primeira vez das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Oito escolas da área rural do município vão participar do concurso.

Em 11/08/2016 Referência JCC

Pela primeira vez, alunos do interior do município de Viana vão participar da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’. Oito escolas da área rural vão participar do concurso. O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. No total, 26 escolas de Viana estão inscritas e os textos produzidos por eles serão enviados até o dia 19 de agosto. A premiação nacional será em dezembro.

De acordo com o técnico da Formação Continuada da Secretaria de Educação de Viana, Jair de Almeida Silva, o objetivo é que haja cada vez mais adesão dos alunos para participar. “Este ano procuramos levar também para a área rural para que mais alunos participem do concurso. Fizemos algumas formações na Educação explicando todo o procedimento da olimpíada para sanar todas as dúvidas”, disse.

Ainda segundo Jair, os textos já foram produzidos e a equipe da Secretaria está avaliando as produções que serão encaminhadas para a Olimpíada até o dia 19 de agosto. As escolas da área rural que vão participar do concurso são: EMPEF Castorina Rodrigues Siqueira, EMPEF Luiz Lube, EMUEF Lavinia Vellozo, EMUEF Cecilia Muller Helmer, EMUEF Cândida Maria dos Santos, EMUEF Sitalzina Solidade, EMUEF Hercilia Jantorno Azevedo e EMUEF Orozimbo Rodrigues de Siqueira.

A Olimpíada

A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. É uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Participam professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias:  Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Os textos produzidos envolvem as categorias poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. O concurso é dividido em cinco etapas: 1ª etapa – escolar; 2ª etapa – municipal; 3ª etapa – estadual; 4ª etapa – regional e etapa final – nacional.

A Olimpíada propõe para o professor de Língua Portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula. A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.

Premiação
500 alunos semifinalistas e seus professores: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.
152 alunos finalistas e seus professores: medalha e 1 tablet.
Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem.
28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook.
20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora.
Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

Fonte: SECOM-Viana