CIDADE

Alunos de Vila Velha vivenciam o dia a dia de pessoas com deficiência na praia.

Mais de 100 crianças do projeto Força no Esporte aprendem sobre deficiência.

Em 07/11/2016 Referência JCC

Alunos de escolas municipais de áreas de vulnerabilidade social terão uma oportunidade única nos próximos dias. Eles vão participar, nesta terça (08), quarta (09) e quinta-feira (10), das 14 às 16 horas, de atividades com os frequentadores do projeto Praia Legal, que desde 2012 vem fazendo a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade às praias.

Durante a ação, cerca de 120 crianças vão vivenciar um pouco da vida das pessoas com deficiência. Sentirão na pele as dificuldades que essas pessoas enfrentam no dia a dia, mas também terão a oportunidade de ver a importância da solidariedade, do amor ao próximo e da superação de limites, uma vez que os estudantes vão poder praticar a Vela, um dos esportes que os usuários praticam no Praia Legal. Além disso, a criançada ainda aprenderá noções básicas de primeiros-socorros com os guarda- vidas da Prefeitura de Vila Velha que atuam no Projeto.

As crianças que vão participar da ação também fazem parte de um projeto social: o Força no Esporte, realizado pelos Ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Educação e com o 38º Batalhão de Infantaria.

Para o coordenador do projeto na Secretaria de Educação, Guilherme Silva, as crianças, com idades entre nove e 14 anos, poderão aprender, na prática, sobre igualdade e respeito as diferenças. “O nosso objetivo é incluir socialmente os alunos. E o convívio com as pessoas com deficiência também permite essa prática. Com isso, também pretendemos formar cidadãos mais conscientes”.

O Força no Esporte conta com a participação dos alunos de quatro unidades municipais de ensino fundamental (Umefs): Leonel de Moura Brizola, em Santa Rita; Antônia Malbar, em Ilha das Flores; Juiz Jairo de Matos Pereira, localizada em São Torquato; e Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido.

Programa Força no Esporte - Durante o desenvolvimento do programa, os alunos realizaram atividades como roda de leitura, esportes e outros exercícios que incentivam a disciplina e o bom comportamento. Sempre as terças, quartas e quintas-feiras, no contraturno escolar.

Programa Praia Legal - Com o compromisso em construir uma cidade para todos, com políticas e intervenções que garantam os direitos e acessibilidade aos moradores, foi lançado em dezembro de 2012 o projeto Praia Legal. Vila Velha é o primeiro município do Estado a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida. O projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês).