EDUCAÇÃO

Alunos vão produzir, dirigir e encenar peça de teatro em disciplina eletiva

A grande expectativa fica para o final do ano, na época da conclusão da eletiva.

Em 14/08/2015 Referência JCC

"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana", disse o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, que escolheram a disciplina eletiva “Teoria do teatro e prática do teatro amador” vão poder experimentar o que é cantar, chorar, dançar, rir e viver intensamente, como recomenda Chaplin.

Para começar, a primeira atividade aconteceu na última sexta-feira (7), quando os alunos foram ao Theatro Carlos Gomes, no Centro, conferir a peça "O Auto de São João", encenada pelo Grupo Kaô Teatro e outras patifarias.

A história conta as peripécias do vaqueiro Mateus, sua esposa, Catirina, e o boi Estrela, que se veem em apuros ao procurar a festa do padrinho Bernardo Cantador. A peça traz elementos da cultura tradicional brasileira mesclada com o imaginário de São Mateus (cidade do norte capixaba onde se encontra o Sítio Histórico Porto e seus personagens marcantes).

As responsáveis pela eletiva são as professoras Stella Fardin, de Língua Portuguesa, e Teresa Lenir Andrade, de Ciências. Elas explicam que o teatro, sua história e prática possibilitam ao aluno o contato mais estreito com a arte, reforçando as relações de sensibilidade, convivência, autoconfiança, iniciativa própria, autonomia e interesse pela arte cênica.

"Além disso, a eletiva auxilia na construção de uma consciência histórica da humanidade e da arte teatral, possibilitando o refinamento do gosto pelo estudo teórico e da prática da encenação, na construção de laços de afetividade e autoestima, por intermédio de exercícios gerais do teatro e dinâmicas individuais e coletivas", disse Stella.

Timidez

"Eu gosto muito de teatro. Já participei de algumas peças e, por isso, escolhi a disciplina. A eletiva vai ajudar a gente a vencer a timidez, além de nos tornarmos mais comunicativos tanto na escola como em casa e com os amigos. Muitos dos meus colegas de eletiva são tímidos, mas são ótimos atuando", contou Janaina Fraga, de 14 anos.

"Escolhi a eletiva porque sou tímido, e a professora disse que vamos trabalhar essa questão. Acho que ela vai me ajudar bastante na escola porque vai ficar mais harmônica. A peça é muito boa e engraçada, achei muito interessante a interpretação dos atores", disse Victor do Carmo Martins, 14 anos.

Apresentação

Ao longo do semestre, os alunos que participam da eletiva cumprirão uma fase teórica, em que farão leitura de obras e vão conhecer a história do teatro e, ainda, atividades que vão contar com exercícios de concentração, relaxamento e postura.

A grande expectativa fica para o final do ano, na época da conclusão da eletiva, em que os alunos apresentarão duas peças (comédia e tragédia) adaptadas, montadas, produzidas, dirigidas e encenadas por eles mesmos.

Fonte:PMV