NEGÓCIOS

Análise de impacto: Incaper capacita mulher rural e da pesca

Ação é parte do projeto de pesquisa: A Política Estadual para as Mulheres Rurais e da Pesca.

Em 17/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Incaper

As cadernetas agroecológicas já são adotadas em vários estados brasileiros e reforça o debate de gênero no meio rural.

Em uma ação pioneira no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) capacitou mulheres para o uso das “cadernetas agroecológicas”. Tal método, já adotado em vários estados brasileiros, reforça o debate de gênero no meio rural e traz visibilidade ao trabalho das mulheres rurais e da pesca.

A ação é parte do projeto de pesquisa intitulado “A Política Estadual para as Mulheres Rurais e da Pesca: uma análise do impacto socioeconômico e ambiental a partir da mediação feminista”, contemplado no Edital de Banco de Projetos de Pesquisa, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

As cadernetas agroecológicas já são adotadas especialmente nos estados do Norte, Nordeste e em Minas Gerais, com o propósito de empoderamento feminino e redução das desigualdades de gênero no campo. No Espírito Santo, o projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Anchieta, Boa Esperança, Itapemirim, Laranja da Terra e São Roque do Canaã e, dentre as mulheres envolvidas, estão pescadoras, indígenas, quilombolas, agricultoras agroecológicas e da agroindústria familiar.

A coordenadora do projeto no Estado, a extensionista do Incaper Alessandra Maria da Silva, explicou que, por meio das cadernetas agroecológicas, as mulheres registram informações de produção que, em sua maior parte, não são contabilizadas ou reconhecidas pela sociedade, nem pelas mulheres e familiares.

“São detalhes de informações que, às vezes, passam despercebidas, mas que são fundamentais quando se trata da economia familiar delas. Nas cadernetas agroecológicas, as mulheres registram o somatório do que produzem, consomem, vendem, doam ou trocam.  Por exemplo, se a mulher produzir algo apenas para consumo familiar, isso também se trata de uma renda, ainda que não seja advinda de uma venda direta. São detalhes que importam”, disse.

Para a presidente da Associação Mulheres da Pesca e membro da colônia dos pescadores Z10 e da Associação dos Produtores de Artesanato, em Itapemirim, Maura Bessi, a caderneta agroecológica tornou-se, de forma positiva, um “caminho sem volta”.

“Sou pescadora de água doce desde criança e, há vinte anos, comecei a trabalhar nas praias também. Recentemente, adotei essa prática e fiquei surpresa porque aprendi coisas que nunca imaginei durante tanto tempo. Eu tinha o hábito de anotar só o que eu produzia, vendia e as minhas despesas. Acredita que o que eu consumo e até o que já doei fazem toda a diferença na minha renda?”, comentou Maura Bessi.

Para Alessandra Maria, o método das cadernetas agroecológicas é um caminho que desenvolve e fortalece a autonomia econômica, social e política das mulheres.

“Quando elas se tornam conscientes da sua contribuição para a economia familiar, consequentemente o seu trabalho faz mais sentido e é mais valorizado”, afirmou.

A próxima oficina será realizada nesta quarta-feira (18), no município de Boa Esperança, com as agricultoras da Associação Esperança Viva.  (Por Tatiana Toniato Caus - Incaper)

Leia também:

Carvão coque tem leve alta e minério de ferro recua na China
Empreender: Fotografia pode ser fonte de renda para jovens
Empresas pretendem contratar nos próximos meses, diz PwC
Empresas começam a se instalar no Polo Cercado da Pedra
Minério de ferro despenca em meio a oferta e menor demanda
Engajamento social marca os 18 anos da ArcelorMittal Vega
Laticínios Porto Alegre inaugura fábrica em Rio Novo do Sul
Sine de Vila Velha e Sebrae capacitam profissionais de vendas
Whirlpool Corporation investirá R$ 5,9 milhões em CD no ES
MadeiraMadeira vai investir R$ 10 milhões em CD no ES
Banestes apresenta os novos cartões Banescard Visa
Lojas de material de construção têm aliada para venda online
Produção de minério da Vale cresceu 12% no 2º trimestre
Hospital MedSênior completa um ano com foco na inovação
Contratos futuros do minério de ferro têm 4ª semana de queda
Setor de academias é um dos mais afetados pela pandemia
Vale retoma carregamento de navios em terminal no Maranhão
Minério de ferro sobe na China após mínima dos estoques
História de sucesso: De feirante a dono de indústria de carnes
Acordo entre Vale e China Baowu mira a produção de níquel
Workshop ensinará jovens a potencializar seus negócios

TAGS: 
FOTOGRAFIA | PESQUISA | CENÁRIO | POLO DE NEGÓCIOS | NEGÓCIOS | ECONOMIA | CHINA | CINGAPURA