TEMAS GERAIS

Ancine apoia filmes brasileiros em festivais no exterior

No momento, estão sendo realizados o FICUNAM e o Festival de Guadalajara, no México

Em 27/02/2015 Referência JCC

O 5º FICUNAM - Festival Internacional de Cinema da Universidade Autônoma do México e o 30º FICG - Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, ambos no México; e o 55º FICCI – Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, receberão nos próximos dias obras brasileiras de curta e longa-metragem com a ajuda do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

O programa, com o objetivo de promover o cinema nacional no mercado estrangeiro, concede apoios diversos a filmes oficialmente convidados para 90 eventos no exterior e a projetos participantes de 31 laboratórios e workshops internacionais. 

Para o FICUNAM, que acontece entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março, na Cidade do México, o Programa de apoio da ANCINE vai auxiliar a ida do curta-metragem "Trevas", de Will Domingos, selecionado para a mostra Acertos - Encontro de escolas de cinema.

O evento ainda exibe os longas "Branco sai, preto fica", de Adirley Queirós e "Ela volta na quinta", de André Novais Oliveira, na Competição Oficial e o curta "O arquipélago", de Gustavo Beck, na mostra Futuro. 

Também no México, o FICG - Festival de Cinema de Guadalajara, de 6 a 15 de março, vai contar com uma expressiva presença do cinema brasileiro. Seguem para o evento com o apoio do Programa os longas "O outro lado do paraíso", de Andre Ristum e "Elza Soares - My name is now", de Elizabete Martins Campos; e o curta metragem "No devagar depressa dos tempos", de Eliza Capai.

A programação do FICG conta ainda com outros filmes brasileiros distribuídos por suas variadas mostras _ os longas-metragens "Beira-Mar", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, "Praia do Futuro", de Karim Ainouz, e "Circo Voador - A Nave", de Tainá Menezes; e os curtas "Viagem na chuva", de Wesley Rodrigues e "Castillo y el armado", de Pedro Harres. 

Cinema brasileiro na Colômbia

O filme de Pedro Harres também está na programação do FICCI – Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, de 11 a 17 de março.

“Castillo y el armado” segue para este evento com apoio financeiro e com o envio da cópia oferecidos pelo Programa de apoio da ANCINE, assim como "Dentro", de Bruno Autran, ambos selecionados para a Competição Oficial de Curtas-Metragens.

Outros dois filmes brasileiros também estão na disputa pelo prêmio de melhor curta-metragem: "Kioto", de Deborah Viegas e "Sem coração", de Nara Normande e Tião.

Nosso representante na Competição Oficial de Longas-Metragens de Ficção, "Branco sai, preto fica", de Adirley Queirós, também segue para a Colômbia com apoio financeiro do Programa da ANCINE. A programação do FICCI conta ainda com o longa "O homem das multidões", de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, e o média-metragem "Nova Dubai" em mostras não competitivas.

Fonte: Agência Nacional do Cinema