SAÚDE

Anemia pode virar leucemia? Médica capixaba explica

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro.

Em 30/01/2018 Referência JCC / Jamile Carvalho, Resultate

Apesar das duas doenças serem patologias relacionadas ao sangue, a anemia e a leucemia possuem diferenças na forma em que acometem o paciente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é definida como a condição na qual a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do esperado. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12.

A anemia por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é a mais comum e totaliza cerca de 90% dos casos. A hematologista da Medquimheo, Alessandra Prezotti explica que, em geral, esse tipo de anemia é resultado da perda excessiva de sangue, da baixa ingestão de ferro ou pela dificuldade de absorção pelo corpo.

Segundo a especialista, a patologia não se relaciona às causas de leucemia. “A anemia ferropriva não evolui para a leucemia. A verdadeira causa do câncer é a desordem na produção de glóbulos brancos, que ocupa toda a medula óssea e impede que as células normais sejam produzidas”, esclarece. 

Ainda de acordo com a hematologista o paciente pode descobrir que possui a anemia e logo em seguida ser diagnosticado com leucemia. “A realidade é que a leucemia pode causar a anemia, e não o contrário”, indica.

Sintomas da anemia

Os sintomas mais frequentes dos pacientes com anemia são fadiga excessiva, palidez e menor disposição para as atividades diárias. Já a anemia por deficiência de ferro apresenta características específicas, como explica Prezotti.

(Foto: Divulgação)