POLÍTICA INTERNACIONAL

Apesar de petição, armas serão proibidas na Convenção Republicana.

Petição online por porte de arma no evento tem mais de 45 mil assinaturas.

Em 29/03/2016 Referência JCC

O Serviço Secreto dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (28) que não permitirá o porte armas de fogo aos presentes na Convenção Nacional do Partido Republicano do próximo mês de julho em Ohio, apesar da petição de mais de 45 mil pessoas.

A convenção que designará o candidato republicano às eleições presidenciais de 8 de novembro acontecerá no pavilhão Quicken Loans Arena, no centro de Cleveland.

Um pedido popular lançado na internet há uma semana para pedir a permissão ao porte de armas na convenção já alcançou mais de 45 mil assinaturas.

Os signatários exigem o reconhecimento do "direito constitucional" à posse de armas que, segundo eles, está contemplado na Segunda Emenda da Constituição dos EUA, apesar de a Quicken Loans Arena proibir "estritamente" a posse de armas em seus dependências.

No entanto, o porta-voz do Serviço Secreto, Robert Hoback, afirmou nesta segunda em comunicado que "só pessoal autorizado" das forças de segurança poderá portar armas no pavilhão.

"Os indivíduos dispostos a levar armas de fogo não poderão passar pelo posto de controle de um perímetro exterior predeterminado, sem importar que tenham uma entrada para o evento", ressaltou Hoback.

O Serviço Secreto - corpo policial destinado habitualmente a proteger importantes funcionários do governo, como o presidente americano, e líderes estrangeiros que visitam o país - citou leis federais que autorizam essa agência a proibir o porte de armas em locais onde vela pela segurança de determinadas personalidades.

O líder da corrida republicana pela indicação presidencial, o magnata Donald Trump, conta atualmente com proteção do Serviço Secreto após ter denunciado ameaças.

Trump, um grande defensor da Segunda Emenda da Constituição, foi questionado neste domingo sobre a petição, mas evitou pronunciar-se por não ter um conhecimento preciso da solicitação.

A Convenção Nacional do Partido Republicano acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho.

Fonte: EFE