CULTURA

Após 61 anos fechados, estúdios da Vera Cruz serão revitalizados no ABC.

Por décadas, local serviu de espaço para feiras de diversos tipos.

Em 30/06/2015 Referência JCC

Os dois galpões da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, localizados em São Bernardo do Campo, no ABC, serão revitalizados depois de 61 anos de portas fechadas. A obra será feita por meio de concessão pela empresa Telem (Técnica Eletro Mecânicas). O valor estimado é de R$ 156 milhões.

O projeto deverá respeitar a arquitetura dos dois galpões originais, construídos em uma área de 45,6 mil m², em 1949.

 Os estúdios idealizados pelo italiano Franco Zampari serviram de cenário para mais de 20 filmes, entre eles "Painel" (1950), "Santuário" (1950) e "O Cangaceiro" (1953), todos dirigidos por Lima Barreto; "Tico-tico no Fubá" (1952), de Adolfo Celi; "Sinhá Moça" (1953), de Tom Payne;  e "É proibido beijar" (1954), de Ugo Lombardi.

Atores como Mazzaropi, Tônia Carrero, Anselmo Duarte, Paulo Autran, Cleyde Yáconis, Jardel Filho se destacaram nas produções cinematográficas da Vera Cruz.

O espaço, porém, fechou depois de cinco anos de funcionamento. Durante décadas, o local serviu como espaço de convenções e feiras de diversos tipos.

As obras devem começar em agosto deste ano. A licitação prevê a instalação de sete estúdios, salas de pré e pós-produção, estacionamento, revitalização do teatro e cinema, além do Memorial da Companhia Vera Cruz.

"Este espaço vai abrigar o acervo iconográfico adquirido da família Khouri [cineasta Walter Hugo Khoury]. Parte do material foi adquirido pelo Ministério da Cultura e está sendo recuperado. Outra parte está com a Prefeitura [de |São Bernardo do Campo] e será recuperada e exposta no novo espaço", disse Osvaldo de Oliveira Neto, secretário de Cultura da cidade.

Fonte: G1-SP