ESPORTE NACIONAL

Após decidirem em 2006, Fla e Vasco voltam a duelar pela Copa do Brasil.

Rivais se encontram pela segunda vez na história da competição.

Em 19/08/2015 Referência JCC

Flamengo e Vasco iniciam nesta quarta-feira o segundo duelo entre as equipes na história da Copa do Brasil. Depois de decidirem o título da competição em 2006 - quando o Rubro-Negro ficou com o título -, os arquirrivais iniciam nesta quarta-feira o confronto da fase de oitavas de final, às 22h (horário de Brasília), no Maracanã. E mais do que um clássico, o encontro é também uma oportunidade de dias melhores para ambos. O detalhe curioso é que, pela terceira vez no ano, o Gigante da Colina estreia técnicos contra o Fla. Depois de Doriva e Celso Roth - ambos com vitória -, é a vez de Jorginho assumir diante do maior rival.

O confronto é visto pelo Flamengo como uma chance ímpar de conseguir a sonhada afirmação na temporada. Uma classificação em cima do maior rival pode até refletir no Brasileirão, onde a equipe faz uma campanha apenas razoável.

Cristóvão Borges fechou a maior parte das atividades e deixou um clima de mistério no quesito escalação. Certo mesmo é que o técnico não poderá contar com  goleiro Paulo Victor e o meia Alan Patrick. Na equipe titular, Ederson deve ficar com a vaga no meio-campo, e Marcelo provavelmente desbancará César Martins na zaga.

O clássico é encarado em São Januário como uma fonte extra de motivação para o Campeonato Brasileiro - competição na qual o Vasco é lanterna e ocupa a zona do rebaixamento há 16 rodadas. A chance de poder eliminar o rival surge em um momento de mudança com a chegada do técnico Jorginho. E o retrospecto em 2015 ajuda: em quatro jogos oficiais, duas vitórias, um empate e uma derrota.

Em sua estreia, o novo comandante terá o retorno do goleiro Martín Silva, recuperado de dores musculares. No ataque, a novidade pode ser o atacante Thalles, autor de três gols em cinco jogos da Copa do Brasil. Na última terça, o treinador teve uma conversa reservada com o jogador.

Ricardo Marques Ribeiro (MG-Fifa) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ-Fifa) e Dibert Pedrosa Moises (RJ). A TV Globo transmite o clássico para o RJ, MG (Juiz de Fora), ES, GO, TO, MS (Corumbá), SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV3 transmite a partida para todo o país. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. 

Escalações

Flamengo: Cristóvão Borges fechou grande parte das atividades e não confirmou a equipe que entra em campo. Entretanto, alguns indícios apontam para mudanças no time titular. Com a volta de Canteros, Jonas deve retornar ao banco de reservas. Ederson deve ficar com a vaga de Alan Patrick, que está impedido de jogar a Copa do Brasil pelo Flamengo. A última mudança deve ser na zaga: Marcelo no lugar de César Martins. Com isso, o Rubro-Negro deve iniciar o clássico com César, Pará, Marcelo, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Ederson; Emerson, Everton e Guerrero.

Vasco: Jorginho chegou na última segunda e desde então realizou dois treinos fechados. No trabalho tático de terça, o treinador testou algumas opções. Martín Silva volta ao gol. Na zaga, Anderson Salles pode reaparecer ao lado de Rodrigo. No ataque, Thalles tem chances de ser o homem de referência. O time deve ir a campo com Martín Silva, Madson, Rodrigo, Anderson Salles (Jomar) e Christiano; Guiñazu e Serginho; Julio dos Santos, Nenê e Jorge Henrique; Thalles (Dagoberto).

Quem está de fora

Flamengo: Paulo Victor ainda não tem condições de jogo, apesar de recuperado de edema ósseo no tornozelo direito. Alan Patrick já disputou a competição pelo Palmeiras e está impedido de entrar em campo. 

Vasco: Andrezinho está em fase final de recuperação da artroscopia no joelho direito. Já Luan ainda se recupera de uma lesão muscular.

Pendurados

Flamengo: Pará.

Vasco: Rafael Silva.

Fonte: GE