CIDADE

Após greve, PMs começam a atuar nos terminais de ônibus do ES.

Rodoviários pediram mais segurança nos transportes coletivos.

Em 06/05/2016 Referência JCC

Um dia depois da greve dos motoristas e cobradores da Grande Vitória, duplas de policiais militares começaram a atuar nos terminais de ônibus nesta quinta-feira (5). Essa foi uma das medidas anunciadas pelo governo para melhorar a segurança dos passageiros e para quem trabalha com o transporte.

Durante o dia de greve, o De acordo com o sindicato, só nos três primeiros meses do ano, 184 assaltos aconteceram dentro de ônibus na região.

A rotina de embarque e desembarque nos ônibus nos terminais voltou ao normal após a paralisação. Os coletivos voltaram a circular normalmente, mas a insegurança ainda preocupa os usuários. “Não temos segurança nenhuma”, disse a aposentada Cleria Alves.

Entre as medidas anunciadas pelo Governo do Espírito Santo para melhorar a segurança é a presença de militares nos terminais.

“Vi dois policiais hoje. Precisa direto, é mais tranquilo e seguro”, disse um passageiro no Terminal de Campo Grande, em Cariacica.

“Com a presença dos policias a gente fica um pouquinho mais tranquilo. Não quer dizer que mudou, mas o medo de entrar nos ônibus vai continuar”, disse a esteticista animal Luzia Zorzaaneli.

Presença policial
A dupla de policiais vai atuar de 8h às 21h. Depois, carros da Polícia Militar passarão pelos terminais.

Outra medida anunciada foi o aumento nas abordagens dos militares dentro dos ônibus. De acordo com o governo do estado a Polícia Rodoviária Federal vai fazer blitzes nas vias por onde passam os coletivos.

Também está prevista, para os próximos meses, a construção de postos policiais no terminal de Campo Grande e Laranjeiras.

Secretaria de Segurança
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que o comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), por meio de suas unidades operacionais subordinadas, 1º, 4º, 6º, 7º, 10º e 11ª companhia independente, vem desenvolvendo ações e operações com foco a coletivos nos municípios da Grande Vitória, além de preventivos e pontos base nos terminais.

Disse que nos quatro primeiros meses de 2016, foram abordados na Grande Vitória 10.498 coletivos. O CPOM realiza reuniões mensais com a Ceturb, Gvbus, Sindirodoviários, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes) e prefeituras, onde são discutidos os problemas de segurança e mapeados os locais e linhas mais críticas.

O objetivo é fornecer informações para que a PM possa planejar ações, visando melhorar a segurança dos usuários do transporte coletivo.

A Polícia Civil complementa esta ação realizando as investigações necessárias para tirar de circulação os envolvidos nas ocorrências de assaltos em ônibus. A Polícia Militar pede o apoio de toda a população, principalmente dos usuários de transportes coletivos, com denúncias sobre os indivíduos que agem nos ônibus e terminais. As informações podem ser passadas pelo disque denúncia (181).

Fonte: G1-ES