CULTURA

Após ter obras divulgadas, "pedreiro artista" expõe em galeria de Campinas/SP.

Servente autodidata desenha com traços que remetem ao modernismo.

Em 07/11/2015 Referência JCC

O pedreiro Ivanildo Pereira dos Santos, de 33 anos, "descoberto" em um canteiro de obras em Campinas (SP) por colegas de trabalho, se prepara para a primeira exposição de desenhos. A mostra "Algumas de minhas memórias" será realizada no Ateliê Lisa França,  no Distrito de Sousas, a partir do dia 15.

Artista autodidata e semianalfabeto, ele contou que a vida dele mudou após receber apoio de voluntários. "Ser descoberto foi uma grande oportunidade.Eu estou muito feliz e faço o que eu gosto. Além dos desenhos eu faço esculturas com argila, e com o curso que ganhei quero aprender outras técnicas, a pintar na tela e mexer com tintas diferentes ", explica.

Além disso, está ansioso para ver a reação do público diante dos trabalhos. "Mas também estou tranquilo, manter a calma para explicar os meus desenhos para os visitantes. Espero que bastante gente goste", declara o artista.

Primeira vez no museu
Recentemente a convite do programa Mais Caminhos, da EPTV, afiliada da TV Globo, o pedreiro visitou um museu pela primeira vez.

Ele contou que ficou feliz com a oportunidade de conhecer o trabalho de outros artistas. "Vou ter mais ideias para os meus trabalhos, o que a gente pode acertar nos traços e melhorar mais", explica Santos.

A artista plástica Valéria Scornaienchi recebeu Santos e apresentou as obras expostas no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc). "A maneira como ela coloca a simplicidade é tão bacana, você olhar as coisas sem filtro. Ele olha aquilo e da maneira que ele sente, ele fala", comenta Valéria.

Autodidata
Morador da periferia de Campinas, Santos desenha com traços modernistas e também faz sombreados no papel com grafite.

Após ser descoberto pelos chefes na construção, uma rede voluntária de pessoas se desencadeou para ajudar o operário no sonho de trocar a enxada por lápis, cor e papel.

A artista plástica Valéria Scornaienchi, um dos braços solidários mais empenhados em ajudar o artista, identificou nos desenhos dele influência forte do espanhol Pablo Picasso.

 

A exposição
Os interessados poderão conhecer um pouco mais do trabalho de Ivanildo de segunda  a sexta-feira, das 14h às 18h, ou checar a possibilidade de visitação em outros horários por agendamento.

A mostra remete a simplicidade das obras e da personalidade do artista e das histórias representadas através do traço moderno de Ivanildo. Fora do trabalho, as ferramentas agora utilizadas para o meio artístico ganham linhas em desenhos repletos de personagens e formas livres e transfiguradas.

Serviço
Exposição "Algumas de minhas memórias"

Quando: de domingo (15) até 18 de dezembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h (ou com agendamento)
Onde: Ateliê Lisa França
Endereço: Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, 118, Sousas, em Campinas
Quanto: gratuito

Fonte:G1