CIDADE

App contra infrações recebeu 15 denúncias por dia em Vitória

De 238 vídeos enviados pela ferramenta, a prefeitura registrou 37 infrações de trânsito.

Em 13/07/2017 Referência JCC / Katilaine Chagas, A Gazeta

O aplicativo disponibilizado pela Prefeitura de Vitória há duas semanas para que o cidadão flagrasse irregularidades no trânsito rendeu 37 capturas de infrações praticadas na Capital. Foram 238 vídeos enviados. Uma média de 15,6 por dia.

Ao todo, até esta terça-feira (11), 2.100 usuários baixaram o aplicativo Capester, “carinhosamente apelidado de ‘Tô de Olho Vitória’”, como informou a comunicação do município. De todos os vídeos enviados por meio do aplicativo , foram constatadas então irregularidades em 37.

Na próxima segunda-feira, a Prefeitura vai enviar cartas para esses 37 motoristas flagrados cometendo a infração de trânsito. Os atos estão relacionados a estacionamento irregular. A ideia é que as cartas sejam enviadas duas vezes por mês.

“A prefeitura envia uma carta dizendo que a pessoa cometeu uma infração. Não é uma multa, é um comunicado. Isso é para a educação no trânsito. Tudo isso vai mudando o comportamento das pessoas”, defende o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Os vídeos devem ser feitos pelo próprio aplicativo . Ou seja, não adianta gravar direto do celular e enviar depois. É possível fazer até 15 segundos de imagem.

Num primeiro momento, a ideia é flagrar irregularidades de trânsito. O prefeito Luciano Rezende diz que a ideia é, com o tempo, ampliar as possibilidades de envio, como de casos de descarte irregular de lixo.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, explica que os flagras não podem gerar multas, mas cita outros benefícios. “Vai ser uma forma de planejar ações preventivas. Serve como estatística.”

O secretário de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória Tyago Hoffmann, orienta que o cidadão não se exponha na hora de fazer as gravações. “Filme com segurança, não confronte o condutor, não filme quando ele estiver perto. Filme a placa do veículo e a sinalização do local, que vai indicar se há infração.”

(Foto: Divulgação/ PMV)