CIDADE

Apresentadas ações e obras contra inundações em Vila Velha (ES)

O objetivo é estabelecer um fórum permanente de discussão ouvindo a população de Vila Velha.

Em 16/10/2014 Referência JCC

Na quarta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Drenagem (GGIM), realizada na tarde desta terça-feira (14), no auditório da prefeitura, foram apresentadas medidas e obras em andamento que minimizarão o problema histórico das inundações em Vila Velha. A reunião teve a participação do prefeito Rodney Miranda.

Segundo o prefeito Rodney Miranda, “as ações que estamos realizando desde o primeiro ano da nossa gestão são para dar tranquilidade ao cidadão e transformar Vila Velha em uma cidade mais estruturada para enfrentar situações de emergência”.

Uma das obras apresentadas foi a Estação de Bombeamento do Canal de Guaranhuns que, quando estiver concluída, terá a capacidade de bombeamento de 21,5 milhões de litros por hora. Três das sete bombas da Estação já foram instaladas. E, até dezembro, outros quatro equipamentos estarão no Canal. A região de Guaranhuns foi uma das mais afetadas com as chuvas de dezembro do ano passado, sofrendo influência direta do Rio Jucu.

Uma das obras mais aguardadas pela população, e que já foi realizada, foi a derrocagem e retirada de rochas do Canal da Costa. Essa intervenção estava incluída na Macrodrenagem do Canal da Costa, e é fundamental para a drenagem mais eficaz do município. Foram retiradas cerca de 1.100 toneladas de rochas do local.

Só as obras de macrodrenagens, somadas, representam um montante de investimento de mais de R$ 60 milhões. São elas: Macrodrenagem do Canal da Costa, Macrodrenagem do Canal do Congo e Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Aribiri III.

 Fonte:PMVV