CIDADE

AquaRio abre nesta quarta-feira na Zona Portuária do Rio.

Os visitantes poderão conhecer espécies de peixes e animais marinhos.

Em 09/11/2016 Referência JCC

O Aquario, o maio aquário da América do Sul, que fica na Praça Mauá, na Zona Portuária, será aberto nesta quarta-feira (9). Os visitantes poderão conhecer espécies de peixes e animais marinhos da costa brasileira, do Caribe e dos oceanos Índico e Pacífico.

O mais novo morador do aquário é um pequeno tubarão que nasceu na terça (8) depois de uma cesariana. O filhotinho vai se unir às outras atrações, como os tubarões adultos, as moreias e as raias elétricas.

Nos 26 mil m² de área construída e cinco andares do AquaRio, o visitante será apresentado a um circuito com 28 tanques, onde poderá conhecer um pouco mais sobre os peixes da costa brasileira, do caribe e do indo-pacífico. Ao todo são 4,5 milhões de litros de água salgada, 3 mil animais de 350 espécies diferentes.

No início do passeio, o visitante conhecerá moreias, peixe-leão, peixe-pedra e raias elétricas; que recepcionam o público no tanque destinado aos seres marinhos considerados perigosos. Seguindo pelos corredores, existe um globo de acrílico transparente, o visitante tem a sensação de ter dezenas de cardumes nadando a seu redor.

Entre os moradores do grande tanque oceânico estão o tubarão lambaru (ginglymostoma cirratum), espécie que pode atingir 4,3 m e 400 kg e será a maior a habitar o aquário, os tubarões  galha-branca-de-recife (triaenodon obesus), galha-preta-de-recife (carcharhinus melanopterus) e mangona (carcharias taurus) além de raias, garoupas, badejo e bonitos.

Ainda dentro da programação do AquaRio, há atividades como o museu de ciências - com exposições de temas relacionados ao ambiente marinho e aquático e o aquário virtual - que por meio de tecnologias inovadoras e total interatividade permitirá ao visitante acesso ao real e ao virtual ao mesmo tempo. Outra atração de interação são os chamados "tanques de toque".  Ali, o visitante tem uma experiência tátil com as espécies.

Fonte: g1-RJ