CIDADE

Aracruz realiza uma ação para recuperação de manguezal

A recuperação do mangue do rio Piraquê-Açu vem sendo estudada por equipes da Semam

Em 30/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi/Secom

O manguezal passa pelas comunidades de Santa Rosa, Lajinha, Pirassununga, Boa Vista, atravessa o rio Piraquê-Açu e pega uma faixa do Irajá.  

A recuperação do mangue do rio Piraquê-Açu vem sendo estudada por equipes da secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), que visitaram o local na manhã da última segunda-feira (28), junto a alunos de doutorado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus, técnicos do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), empresa que representa a Suzano, e moradores das comunidades de Baiacu, Boa Vista, Pirassununga e Santa Rosa. 

A ação se deu por meio de uma visita do prefeito Dr. Coutinho, junto do secretário da Semam, Aladim Cerqueira, à comunidade de Pirassununga, que solicitou a recuperação do mangue que, em 2016, foi atingido por uma forte chuva de granizo e sofreu a perda de 500 hectares de vegetação. O manguezal passa pelas comunidades de Santa Rosa, Lajinha, Pirassununga, Boa Vista, atravessa o rio Piraquê-Açu e pega uma faixa do Irajá.  

Diante da solicitação da comunidade, foi marcado um outro encontro com as equipes técnicas que se reuniram com um grupo de catadores e pescadores para traçar estratégias de recuperação do ecossistema, como o plantio e coleta de propágulos, que são as estruturas reprodutiva da planta que formam o manguezal. 

“A recuperação do manguezal é importante para termos um ecossistema sadio e equilibrado. A colaboração dos catadores é muito valiosa para o sucesso do projeto, afinal, eles são os guardiões do manguezal. O manguezal, além de ser um gerador da renda para a comunidade do entorno, é berçário da vida marinha”, destacou Rhayrane Pedroni, subsecretaria da Semam. (Por Thais Tonini-Secom/PMA)

Leia também:

Pazolini envia projeto de criação de escola em Jardim Camburi
Mulheres de Novo Horizonte recebem mutirão de serviços
Linhares inicia as entregas de cestas verdes para as famílias
Semas realiza o segundo encontro formativo SUAS Serra
Procon Vitória faz pesquisa de preços de ovos de Páscoa
João Neiva tem programação especial sobre Mês da Água
Procon VV fará um atendimento exclusivo de forma remota
Moradores de Santo André recebem escrituras dos imóveis
Melhorias para esportes e iluminação em Vila Nova de Colares
O Programa Revitaliza Praças leva mais lazer para Cariacica

TAGS: 
ARACRUZ | SEMAM | MANGUE | RECUPERAÇÃO | AÇÃO