CENÁRIO EMPREENDEDOR

Artesãos de Vila Velha se unem para abrir primeira loja de rua

O Polo de Moda Glória, em Vila Velha, já conta com a primeira loja colaborativa de rua.

Em 13/03/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

O novo espaço – chamado de “Mãos Capixabas” e que se localiza na Galeria 51, Loja 2, na Rua Dr. Moacir Veloso, 51 – foi idealizado e criado por Jorge Dias, artesão canela-verde e empreendedor da marca “Fratelli Acessórios”.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

O Polo de Moda Glória, em Vila Velha, já conta com a primeira loja colaborativa de rua, que funciona com a participação conjunta de artesãos da Economia Solidária da cidade. O novo espaço – chamado de “Mãos Capixabas” e que se localiza na Galeria 51, Loja 2, na Rua Dr. Moacir Veloso, 51 – foi idealizado e criado por Jorge Dias, artesão canela-verde e empreendedor da marca “Fratelli Acessórios”.

>> Cariacica registra abertura de 1.337 novas empresas em janeiro

“Esta iniciativa busca preencher uma grande lacuna na cidade, além de oferecer mais oportunidades para que artesãos, manualistas e empreendedores criativos de Vila Velha possam expor e comercializar seus produtos, obras e demais trabalhos. A loja, que reúne um total de 20 artesãos até o momento, não é apenas um endereço comercial, mas um ponto de encontro para relacionamento e troca de ideias e experiências. Nossa meta é expandir esse modelo colaborativo de trabalho para todos os municípios capixabas, para fortalecer o artesanato característico de cada região do Estado”, comentou Jorge Dias.

O artesão explica que decidiu abrir a loja “Mãos Capixabas” após perceber que Vila Velha necessitava de uma loja de rua e um espaço coletivo, porque nem todos os artesãos locais têm recursos e condições para abrir uma loja.

“Com o apoio das artesãs Gabriela Backer, Paola Fahning, Barbára Bastos, Roseane Bispo e Débora Cristina, nossa loja ganhou uma zelosa curadoria de produtos que oferece um mix diversificado que inclui peças de crochê, madeira, papelaria, roupas autorais, mandalas, essência e muito mais. A proposta é manter nosso catálogo em constante renovação, com muitos produtos exclusivos e acessíveis a todos”, salientou Jorge Dias.

Em seu primeiro mês de funcionamento, a loja colaborativa “Mãos Capixabas” já impulsiona os artesãos criativos de Vila Velha e começa a atrair o interesse de grandes empresas capixabas e nacionais, como Papelaria Rainha, Lelê Crochê, Laranja Ruiva, Lança Alimentos, Stalo, HINTZ Cosmetics, D`Leite Doces, LL Natação, Danitex, Bruna Hott e Colas Hero, que já se comprometeram a apoiar os artesãos e empreendedores criativos do município.
 
Everaldo Colodetti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, reconhece a importância da iniciativa e expressa total apoio:

"A loja colaborativa ‘Mãos Capixabas’ não apenas promove a valorização do artesanato local, como também movimenta e projeta a economia solidária do município de Vila Velha, proporcionando um ambiente bem mais propício ao crescimento dos nossos pequenos empreendedores criativos", salientou.

E Colodetti finalizou:

“A loja realmente é diferente e merece uma visita. Valorize o artesanato canela-verde e compre produtos dos pequenos empreendedores. A loja ‘Mãos Capixabas’ reúne o que há de melhor e mais interessante no artesanato capixaba”. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Cariacica registra abertura de 1.337 novas empresas em janeiro
Vila Velha registra abertura de 2.255 empresas em janeiro
Viana: Desafio Cadastur incentiva empreendimentos turísticos
Serra: Curso ensina usar WhatsApp para aumentar as vendas
PMC: Programa oferece crédito para microempreendedores
Serra lança aplicativo para microempreendedores individuais
Serra inicia capacitações gratuitas para empreendedores
MEIs recebem orientações sobre contribuição previdenciária
Espírito Santo bate recorde de abertura de empresas em 2023
Simplifica ES reduzirá tempo para abertura de empresas
Viana: Charcutaria vianense recebe certificação estadual

TAGS:
ARTESÃOS | VILA VELHA | LOJA | RUA | GLÓRIA