CIDADANIA

Artista faz desenhos em paredes e muda cara de hospitais de Vitória (ES).

Giu Dias se voluntariou para dar vida ao local e alegria às crianças.

Em 03/01/2017 Referência JCC

Animais, plantas, sorvetes, bolos e picolés são algumas das figuras que perpassam a imaginação das crianças e ganham forma nas paredes dos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Vitória e Pró-Matre, também na capital.

Um ambiente discreto e formal ganhou cara nova em 15 paredes graças ao trabalho voluntário do estudante de Artes Visuais da Ufes, Giurley Dias Netto Filho, de 30 anos.

Giu Dias, como é conhecido, acredita que o trabalho trouxe mais felicidade para as crianças e foi uma forma de relembrar momentos felizes que passou, junto à mulher Natany, no nascimento do filho Noah, de 8 meses, na Pró-Matre.

Ele acrescenta que os trabalhos tiveram interação com os funcionários. No tempo livre, eles ajudaram a colorir os desenhos.

“Como era um espaço para alegrar quem geralmente não está bem, e também de cunho mais social, decidi fazer de forma voluntária. Os desenhos puderam alegrar a vida das crianças que precisam ficar na pediatria dos hospitais. Consegui dar uma cara nova para os corredores dos dois locais”, falou.

Desafio
Giu afirma que desenhar na parede de um hospital foi diferente e desafiador, por nunca ter feito desenhos neste tipo de local. No entanto, se identificou com os desenhos que fez.

“Em um hospital, até pela questão da limpeza, é tudo sempre muito branquinho. Mas, para uma criança, esse ambiente fica muito longe da sua realidade. Meu trabalho tem uma característica forte na área infantil. Tenho referência em história em quadrinhos e desenhos animados”, afirma.

Divulgação
Como Giu é voluntário, ele também espera que os desenhos ajudem a divulgar a arte dele e a fechar novos trabalhos. Ele já está com uma exposição bacana de desenhos em uma cafeteria de Vitória, por exemplo.

Por Raquel Lopes, De A Gazeta.