CULTURA

Artistas brasileiros são homenageados no Planalto.

Ordem do Mérito Cultural de 2015 teve como homenageado especial Augusto de Campos.

Em 10/11/2015 Referência JCC

A presidenta Dilma Rousseff homenageou, nesta segunda-feira (9), os artistas brasileiros agraciados com a Ordem do Mérito Cultural de 2015, concedida a personalidades, grupos ou instituições, como reconhecimento por suas contribuições ao País.

A edição da Ordem do Mérito Cultural de 2015 teve como homenageado especial o poeta paulista Augusto de Campos – criador, ao lado do irmão, Haroldo de Campos, e de Décio Pignatarido movimento nacional de poesia concreta, na década de 1950.

Dilma afirmou que Campos é um exemplo de riqueza da nossa produção cultural. “Fundador, junto com Haroldo de Campos e Décio Pignatari, do movimento da poesia concreta no Brasil, Augusto de Campos antecipou o moderno, foi além dele, teorizou e poetizou o mundo. Desenhou poemas, fez tradução criativa, teve poemas musicados, outros poemas pintados. Tudo coerente com a dimensão verbal, visual, pictórica da escrita. Para nossa imensa alegria, a maioria dos laureados continua em plena atividade, enriquecendo a cultura brasileira”, concluiu a presidenta.

Emoção

Augusto de Campos se emocionou ao receber a homenagem. “Fico naturalmente muito grato e honrado com a atribuição da Ordem do Mérito Cultural e especialmente pelo fato de ter sido escolhido como homenageado”, disse o poeta. Ao todo, 32 condecorações foram entregues.

A cerimônia foi realizada com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e de dezenas de convidados, entre artista, intelectuais e representantes de várias áreas de criação, pesquisa e cultura. O cantor e compositor Caetano Veloso, acompanhado de vários músicos, fez um show durante o evento, no Palácio do Planalto.

Em seu discurso, a presidenta Dilma disse ainda que o Brasil vive um momento especial. “Estamos diante da tarefa de continuar trilhando o caminho da democracia, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática e solidária. Vocês, agraciados pela Ordem do Mérito Cultural, são fundamentais para o sucesso desta tarefa”.

Ela acrescentou: “Nós, brasileiras e brasileiros, nos tornamos mais fortes quando respeitamos e valorizamos essa diversidade. Quando, ao mesmo tempo, lutamos pela igualdade e somos plurais”.

Fonte: Blog do Planalto