CENÁRIO EMPREENDEDOR

As lições de Jorge Jesus para o sucesso profissional

Um dos ingredientes essenciais para conquistar o sucesso é focar no objetivo.

Em 02/12/2019 Referência CCNEWS, Prof. José Luiz Mazolini

Foto Antonio Lacerda-EFE

Uma vez me disseram que um dos ingredientes essenciais para conquistar o sucesso é focar no objetivo. A partir dai é planejar, confiar no potencial individual ou coletivo, executar o plano e torná-lo realidade.

Essa teoria fez com que os dias 23 e 24 de novembro de 2019 jamais sejam esquecidos pelos torcedores do Flamengo. O trabalho desenvolvido em curto espaço de tempo, por um profissional, um líder (para muitos, desconhecido), o técnico português, Jorge Jesus, cuja capacidade extraordinária de gestão de grupo, mudou a forma de pensar e agir do elenco flamenguista e resultou nas conquistas da Taça Libertadores da América 2019 (23) e do Campeonato Brasileiro 2019 (24), num único final de semana, resultados que deixam para nós brasileiros, uma lição de atitude e a certeza de que temos muito a aprender com a “cultura de primeiro mundo”, não só no futebol, mas também, em outros setores.

Desenvolver liderança com simplicidade e exatidão, entregar resultados extraordinários é para poucos. Foco, estratégias e táticas inteligentes bem executadas, aliadas ao equilíbrio comportamental, espírito de liderança e disciplina, levaram ao bom desempenho e às conquistas. No segundo semestre, o Flamengo está sobrando em campo, e resgatou a alegria da nação rubro-negra, especialmente, dos mais jovens, que esperavam, há anos, por uma conquista relevante.

Mesmo não sendo torcedor do Flamengo, mas, apreciador do bom futebol, “tiro o chapéu” para o desenho estratégico e tático do “Mister Portuga” que, com habilidade e sabedoria, conseguiu identificar e extrair de cada liderado o potencial e o desempenho desejados.

Tão importante quanto, ou mais do que as conquistas da Libertadores e do Brasileirão, ressalto o espírito da cultura Europeia em sua essência, traduzida pelo sábio e brilhante trabalho desenvolvido, em tão pouco tempo, pelo técnico português, Jorge Jesus, que fez ressurgir, ainda que distante, a esperança dos torcedores do já falido futebol brasileiro, que se encontra agonizando na UTI, respirando por aparelhos.

A ignorância destrói a capacidade de reconhecer e valorizar o “bem feito”, por isso, Jorge Jesus vinha sendo, duramente e vergonhosamente, criticado pela mediocridade, deselegância e falta de respeito de alguns treinadores brasileiros de “mentes fechadas”. A eles, Jesus respondeu com golpes diretos e certeiros de indiferença, serenidade, trabalho e títulos, que acertaram, em cheio, as feridas fedidas causadas pela falta de educação e de ética profissional dos que o criticam, sem base.

Em, aproximadamente, seis meses, Jorge Jesus construiu o que seus críticos não conseguiram construir em 20, 30 anos e, de quebra, escreveu, com letras garrafais, seu nome no livro da história do Clube de Regatas Flamengo, cujo patrimônio se reflete na maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo.

Além de empresário e educador, milito no meio esportivo (amador e profissional) há anos. Desde cedo, aprendi que educação e o esporte caminham simultaneamente. Mais do que isso, a educação é um dos principais pilares de sustentação em qualquer trajetória pessoal e profissional. Os críticos de Jorge Jesus, certamente, não sabem disso.

Não deveria, mas, vejo esse tipo de comportamento sendo manifestado também nas empresas, longe dos esportes. Tem sempre aqueles (traíras) que acreditam ser mais cômodo criticar e torcer pelo fracasso alheio, do que usar a inteligência, incentivar, construir bons e valiosos relacionamentos interpessoais de confiança e, assim, aprender com o potencial criativo e diferenciado de quem sabe mais.

Sobre o autor:

Prof. José Luiz Mazolini, é professor universitário, com formação em Administração de Empresas e Pessoas; Marketing Estratégico de Negócios e Esportivo; Publicidade e Propaganda, além de MBA Executivo em Negócios Internacionais; ambos pela Universidade Norte do Paraná, Londrina/PR. É empresário, diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, do Correio Capixaba, do Portal CCNEWS Brasil, e palestrante/conferencista.

* www.mazoliniconsultoria.com.br* professormazolini@gmail.com,  * diretoria@mazoliniconsultoria.com.br