MEIO AMBIENTE

Ases debate crise hídrica e Paulo Hartung assina Termo de Cooperação Técnica.

Governador Paulo Hartung participou do Caneg e assinou o Termo de Cooperação Técnica

Em 26/05/2015 Referência JCC

“A cidade da Serra é a protagonista do desenvolvimento no Espírito Santo”. Com esta fala o governador Paulo Hartung avaliou a importância do município serrano, durante a 127ª edição do Café de Negócios (Caneg) da Associação dos Empresários da Serra (Ases), na última sexta-feira (22). O evento contou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que visa melhorias nos atuais polos empresariais como infraestrutura, além de ações de atratividade para melhor ocupação das áreas e com debate acerca da falta d’água. Estiveram presentes no evento o Senador Ricardo Ferraço, o deputado Federal Sérgio Vidigal, o Prefeito da Serra Audifax Barcelos e demais autoridades.

A economia se encontra em um momento desafiador, e a Ases junto com os empresários têm contribuído para a construção do capital social na região. A preocupação com uma futura falta de abastecimento na cidade trouxe o tema da crise hídrica para a pauta do Caneg. “Precisamos agir e reagir diante da crise econômica genuinamente brasileira. Sair da repetição do conjunto de ideias fracassadas no país e pensarmos nos investimentos para crescer além dos gastos e custeios”, comentou Hartung.

O presidente da Ases, Antonio Geraldo de Lima, ressaltou que a Associação completa seus 37 anos de história, e que ela fortaleceu o crescimento industrial da cidade. “Temos uma grande satisfação em fazer parte da importante parceria do Termo de Cooperação Técnica e com esta identificar ainda mais ações para melhoria nas cidade”, ponderou.

Debate

A Serra caminha para alcançar 95% de esgoto tratado em oito anos, segundo a presidente da Cesan, Denise Cadete. Ela também apresentou os investimentos para este resultado, que alcançam a margem de R$ 355 milhões para rede de coleta e tratamento. Outros passos em andamento são: criação de caixas secas, cobertura florestal, manejo do solo e reuso de efluentes. 

As empresas ArcelorMittal e Vale mostraram as formas de uso da água nas empresas, resultando em diminuição do consumo. A primeira utiliza 95% da captação de água do mar. Já a Vale faz o reuso de água, onde em 2014 atingiu a marca de 74% de reutilização. Atualmente seu consumo representa menos de 4% do total captado pela Cesan no rio Santa Maria.

Também participaram do debate o diretor de Infraestrutura Hídrica da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Robson Monteiro; gerente de Meio Ambiente da Vale, Austragésilo Guimarães; gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal, João Bosco Reis; diretor Técnico da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), Fernando Elias Miguel Assad e secretária municipal de Meio Ambiente, Andrea Pereira Carvalho.

Fonte: Ascom/Ases