CIDADE

Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam segunda (15).

As assembleias regionais seguem até o dia 15 de julho.

Em 15/06/2015 Referência JCC

A primeira assembleia regional para debater o Orçamento Participativo de Vila Velha será realizada na próxima segunda-feira, dia 15 de junho, às 18h30, no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), na Praça Duque de Caxias, no Centro, na Região 1.

As assembleias regionais vão até o dia 15 de julho e ocorrerão em bairros de cada uma das cinco regiões administrativas do município. As próximas assembleias serão realizadas no dia 26 de junho em Jardim Colorado (Região 2); em 1º de julho em Santa Rita – Capuaba (Região3); no dia 08 de julho em Cobilândia (Região 4) e em 15 de julho em Terra vermelha (Região 5). Depois das assembleias regionais, será realizado o Fórum único dos Delegados. 

Durante os encontros, os moradores poderão escolher ações entre sete temas estruturantes: Educação; Cultura e Esporte, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Sustentável e Turismo; Prevenção e combate à violência; Saúde, e Assistência social e Cidadania.

“A participação popular é muito importante na construção do orçamento, porque reflete os anseios da população”, acredita o secretário de Administração e Planejamento, Rodrigo Magnago de Hollanda Cavalcante.

As assembleias regionais estão começando duas semanas após o início da votação online do Orçamento Participativo, iniciado em 1º de junho, para atender aos moradores que não têm a possibilidade de acessar o sistema via internet. A Prefeitura disponibilizou em pontos estratégicos, em cada uma das cinco regiões, computadores para que toda a população possa participar da votação online.

Além de dois pontos fixos de votação dispostos de segunda à sexta-feira na Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica, e no Titanic, a van itinerante da Secretaria de Finanças já esteve à disposição dos moradores, em dias alternados, nos bairros Ibes, Pontal das Graças, Araças, Vila Batista, Aribiri, São Torquato, Vale Encantado, Ponta da Fruta, Morada da Barra, São Conrado e Balneário Ponta da Fruta.

Pioneira - Vila Velha foi uma das cidades pioneiras na realização do orçamento participativo do País. De forma inovadora, para o orçamento participativo de 2015, lançou o sistema de votação online com o objetivo de ampliar a participação popular, tornando mais democrático o processo de elaboração do orçamento.
 
“O nosso objetivo foi  o de ampliar a participação da população na escolha de obras prioritárias para o município em 2016. A Administração quer que a população ajude a definir quais são as mais importantes obras para a cidade e, consequentemente, para os próprios moradores”, considera o subsecretário de Administração e Planejamento, Paulo César Possato Aragão.

Fonte: Secom/PMVV