CIDADE

Assinado convênio com o Governo do Estado para obras no Farol de Santa Luzia

O próximo passo será a licitação para contratação da empresa que executará a obra.

Em 09/12/2015 Referência JCC

Acessibilidade, receptivo turístico, pintura e segurança estão garantidas em um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo após a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado nesta terça-feira (08). Com o recurso de R$ 148 mil em caixa, a Prefeitura inicia o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra. A previsão é de que o Farol seja aberto para visitação no primeiro semestre de 2016.
 
O prefeito Rodney Miranda enfatizou a importância turística, cultural e histórica do farol para o município e para o País e destacou a importância da parceria com a Marinha do Brasil e o Governo do Estado para que este espaço seja aberto à visitação. “ Este é o resultado de um esforço da nossa  gestão e mais um momento de parceria entre o município de Vila Velha e Governo do Estado em benefício de todos”.
 
O secretário de Estado de Turismo, José Salles Filho, mostrou alegria em participar deste processo importante para o turismo do Estado. “É com satisfação que participamos deste processo e colocamos a nossa secretaria à disposição desta administração para colaborar cada vez mais com o município”.
 
Projeto - O projeto  contempla a pintura do farol, adequação do espaço para visitação, isto é acessibilidade, sinalização e segurança. Em julho deste ano foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, já que o equipamento turístico pertence à Marinha do Brasil, o que permite as intervenções necessárias a abertura para visitação.

História - O Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado em 1871, sendo sua iluminação inicial a querosene. Com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Fonte:PMVV